Prefeito Mirim é eleito em Imbituba

Vinícius Bittencourt de Souza foi eleito com o projeto Brincar e Recrear

Imbituba conheceu na tarde desta terça-feira (10) seu novo Prefeito Mirim: Vinícius Bittencourt de Souza, da Escola Belarminda de Souza Pires, do Campestre. Ele tem 10 anos e seu projeto foi “Brincar e Recrear”, com o objetivo de inserir o lúdico na escola, oferecendo um momento de satisfação e interação entre os alunos na hora do recreio. A eleição foi realizada na Câmara de Vereadores.

Vinícius já concedeu sua primeira entrevista como prefeito mirim, explicando sua ideia. “O projeto era fazer algumas brincadeiras no recreio para que ficasse mais divertido e também diminuíssem os conflitos e as brigas. As crianças gostaram muito das brincadeiras, vi a alegria nos olhares delas. Queria agradecer a minha família, aos meus amigos, meus professores, todas as pessoas que me apoiaram e ajudaram. Esse projeto foi uma boa, porque agora tenho uma bela surpresa para a minha mãe, ela vai levar um susto quando eu chegar em casa”, brincou o novo Prefeito Mirim.

Na escola Vinícius usa um colete que o identifica como prefeito da escola. Como ele estuda de manhã, uma colega da parte da tarde é sua secretária no período. Quando há alguma reivindicação dos alunos, que procuram o prefeito mirim, ele agenda horário com a diretora, Joelma Gabriel, para a reunião.

A secretária de educação, Michela Freitas, explica que o objetivo é qualificar o projeto ainda mais. “Sentimos muito orgulho. Nesta tarde pudemos presenciar a importância dessa atividade de conscientização política na escola, na qual os alunos criaram seus projetos, aplicaram e apresentaram os resultados para uma equipe de profissionais de educação, fazendo a escolha do melhor projeto. Mais importante do que a eleição é o processo que eles construíram dentro da escola”, afirma.

Sobre o projeto

O Prefeito Mirim é um dos principais projetos educacionais de Imbituba e envolve toda a comunidade escolar no processo de desenvolvimento da cidadania do estudante. Cada um dos nove candidatos, todos do 5º ano do Ensino Fundamental, defendeu apenas um projeto, com tema relacionado à necessidade da comunidade escolar, sendo uma ação de impacto que gerasse benefícios à escola e à comunidade. Os projetos foram elaborados em parceria com a equipe gestora, corpo discente e docente, pais e comunidade em geral.

Este ano o corpo de jurados, formado por profissionais da área da educação de outros municípios, avaliou os critérios de relevância das ações, resultados atingidos, oratória e objetividade. O projeto, que é realizado desde 2006, promove o desenvolvimento da consciência política e social, fazendo com que os envolvidos se preocupem com os problemas de sua comunidade escolar, para modificar a realidade. Em 2013 e no início de 2014, a Prefeita Mirim Thaís de Souza esteve presente em diversas ocasiões ao lado do prefeito, inclusive em uma viagem à Brasília.

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima