Seminário debate desenvolvimento do Sul através de Imbituba

Um documento assinado pelas autoridades da região pede ao governo do estado obras de infraestrutura para consolidar o crescimento através do Porto de Imbituba

O Governo de Imbituba participou na manhã desta segunda-feira, 9, do seminário O Porto do Sul Catarinense e o Desenvolvimento Regional, promovido pelas associações empresariais de Imbituba e Criciúma, ACIM e ACIC, e SCPar Porto de Imbituba, em Criciúma. O objetivo do evento foi entregar uma carta ao governador Raimundo Colombo pedindo investimentos em infraestrutura de transportes, principalmente no modal portuário.

O prefeito de Imbituba Jaison Cardoso, acompanhado do vice Elísio Sgrott, participaram do seminário apoiando o movimento empresarial. “Estive reunido com a diretoria da ACIM na última sexta-feira e vim dar meu apoio, pois o nosso porto é também de todo o Sul. Quanto mais pudermos fazê-lo crescer melhor para a cidade, que arrecadará mais e poderá oferecer melhores serviços para o cidadão. Mas para isso é preciso ter a infraestrutura adequada às necessidades que o porto apresenta, e que a relação porto-cidade seja cada vez mais integrada e colaborativa”, afirma Jaison.

A carta entregue ao governador integra pedidos essenciais à infraestrutura portuária, como a duplicação do acesso ao porto pela BR-101, que integra as avenidas Marieta Konder Bornhausen e a Manoel Florentino Machado; pavimentação da BR-285, que permitirá o escoamento de cargas do Rio Grande do Sul; a construção da Ferrovia Litorânea, ligando a Ferrovia Tereza Cristina à malha nacional; a instalação de uma rede de gás natural que chegue até o porto e ainda o funcionamento efetivo do Aeroporto Regional de Jaguaruna.

O governador Raimundo Colombo falou sobre a dificuldade da gestão quando o contrato de concessão está próximo do fim. A SCPar busca a prorrogação do contrato por 25 anos. “Você não consegue fechar contratos de longo prazo se o domínio de gestão encerra em dezembro. Os grandes investidores estão dispostos e temos a eleição agora. Queremos uma gestão moderna, os números são muito bons, os resultados são bons, o modelo está respondendo. Mas se tiver um modelo melhor nada impede que se avance para ele”, afirmou.

Lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina e, especialmente, da região Sul, puderam conhecer melhor como está o funcionamento do porto e a gestão da SCPar e também o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário, o PDZ. Colombo recebeu o documento das mãos do presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves, e do presidente da ACIC, César Smielevski, acompanhados do prefeito de Imbituba; prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; presidente da SCPar, Paulo César Costa; presidente da SCPar Porto de Imbituba, Luiz Rogério Pupo Gonçalves e Gean Fermino, coordenador técnico do PDZ, representante da Unisul/Faepesul.

Texto:Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima