Imbituba terá detentos na manutenção das vias públicas

Convênio permitirá que detentos do regime semiaberto realizem a manutenção e limpeza do patrimônio público, sendo devidamente vigiados, proporcionando a reintegração ao convívio social

O Governo de Imbituba, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação (Seash) firmou um termo de cooperação com o Estado de Santa Catarina para proporcionar uma oportunidade de trabalho e ressocialização aos detentos do regime semiaberto da UPA (Unidade Prisional Avançada) de Imbituba. O convênio teve o intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, com a interveniência do Departamento de Administração Prisional – Deap.

Serão 15 detentos que realizarão o trabalho de manutenção e conservação do patrimônio público, com o objetivo de reintegrar os apenados à sociedade, dando a oportunidade de inclusão social. Eles receberão os uniformes do município e os equipamentos de proteção individual. O ato foi realizado na tarde desta quarta-feira, 4, no Praia Hotel Imbituba, com apresentação musical das crianças da banda Levi Martins, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, presença de autoridades e representantes da sociedade civil.

Jaison Cardoso, prefeito de Imbituba, apontou diversas soluções que são oferecidas pelo projeto. “Geralmente cada programa traz um objetivo, mas neste temos vários. O mais importante é a ressocialização do detento. Depois o salário que ele vai receber, que poderá ser uma poupança para uma vida digna na liberdade, ou para ajudar a família que está em casa. Também diminuirá um dia na pena para cada três dias de trabalho. E ainda há o benefício para a cidade, que é ajudar o poder público a manter nossas ruas limpas e bem cuidadas”, afirma.

Selma Elias Westphal, secretária da Seash, agradeceu o apoio para a execução do projeto. “Reintegrar é dar oportunidade, atenção, garantindo mais respeito aos que estão temporariamente afastados do convívio social. Hoje Santa Catarina é referência, pioneira, no trabalho de reinserção. Imbituba abraçou este projeto com o apoio do poder judiciário, da sociedade, dos conselhos e do prefeito. Agora precisamos acolher estes cidadãos, que passam a estar integrados no trabalho laboral, adquirindo novas experiências, mostrando-se merecedores de nosso convívio”, explica.

Santa Catarina tem 17 mil presos, sendo que 8300 estão trabalhando de acordo com deputada estadual e ex-secretária de Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Lucca. Também estiveram presentes Sadi Becker Júnior, Secretário de Estado de Justiça e Cidadania; Deivison Querino Batista, Diretor da Penitenciária Sul; Rosilane Rodrigues Leopoldo, Gerente de Apoio e Orientação do Egresso; Comandante da Polícia Militar de Imbituba, Major Marcello Klingelfus; Presidente da ACIM e do Conselho Prisional de Imbituba, Jaime Pacheco Alves; Presidente da OAB de Imbituba, Luiz Dário Rocha; Presidente do CDL, Custódio Pacheco.

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz