Hortas verticais recebem primeiras mudas

Aproximadamente 12 mil garrafas Pet serão reutilizadas até o final do projeto.

O Projeto Mata Atlântica, que é uma parceria do Governo de Imbituba, através da Secretaria de Educação, com a Votorantim Cimentos, realizou nesta quinta-feira (15) o plantio das primeiras mudas das hortas verticais em garrafas Pet. Na escola Basileu José da Silva, no bairro Campo da Aviação, as crianças fizeram o plantio e a partir de agora irão cultivar os vegetais. Todas as escolas rede municipal participam do projeto.

De acordo com o responsável pelas hortas, o técnico agrícola Olivar Francisco Filho, dentro de pouco tempo a colheita já poderá ser feita. “Em todo o município cerca de dois mil alunos estão envolvidos. Eles já aprenderam a fazer a horta vertical, que é muito prática e versátil e precisa cuidados simples. As mudas são de plantas de raiz pequena como alface, couve, cebolinha, rúcula e salsa. A colheita geralmente pode ser feita em oito semanas. As plantas precisam de sol e água duas vezes ao dia”, recomenda.

A secretária de educação, Michela Freitas, acredita que os resultados só podem ser positivos. “Com o plantio e o estímulo para o cuidado, pretende-se incentivar as crianças a reproduzir as hortas verticais em casa e consumir os vegetais com mais frequência. Como o projeto funciona em contraturno o período em que eles voltam para a escola tem sido utilizado para reforçar os valores de preservação ao meio ambiente e ainda de reutilização”, frisa.

A diretora da escola, Maria Goretti Inácio Barretos, percebe o envolvimento dos alunos. “Eles já querem mudas para levar para casa, sendo que essa parte do projeto só será em junho. Já pesquisaram e aprenderam que na natureza as garrafas levariam 200 anos para se decompor e a gora vão começar a aprender quanto tempo leva para cada muda ficar pronta para o consumo. Apenas aqui, cerca de cem crianças estão envolvidas no cuidado”, afirma.

No mês de junho será feita uma avaliação sobre a produtividade e a dedicação dos alunos no projeto e eles receberão uma premiação ainda a ser definida de acordo com as necessidades da escola vecedora.

Projeto Mata Atlântica nas Escolas

O projeto de educação ambiental em 2013 foi voltado aos alunos da rede municipal, que participaram do plantio de 25 mudas nativas da Mata Atlântica por escola, proporcionando o estudo do ecossistema da região e visando despertar a consciência ecológica de cada criança. Fica o alerta de que resta apenas 7% de sua área no Brasil.

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz