Imbituba apresenta Festival do Minuto

As produções em formato curtíssimo serão exibidas gratuitamente no Teatro Usina.

Filmes de curtíssima metragem, de apenas um minuto, serão exibidos em Imbituba nos dias 14  e 15 de maio, no Teatro Usina, com entrada gratuita. É a Mostra Melhores Minutos de 2013 do Festival do Minuto. Em Imbituba o evento é realizado pela Secretaria de Cultura, através da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, com a parceria da Cia. Desmontagem Cênica. Este é o segundo ano da Mostra em Imbituba.

É uma opção de entretenimento e cultura para toda a família, explica a organizadora do evento em Imbituba, Gláucia Maindra. “Estamos recebendo muitas opções alternativas de cultura. O Festival do Minuto é único por seu formato e produções, em sua maioria independentes, criativas e instigantes. A censura é livre, então todos estão convidados para partipar”, afirma.

Todos os anos o Festival do Minuto apresenta o que há de mais criativo na produção recente de formato curtíssimo, difundindo este tipo de produção pelo país. As exibições serão realizadas em mais de 150 cidades no Brasil, incluindo Imbituba. Serão apresentados os Melhores Minutos de 2013, que são uma seleção de vídeos de animação do acervo do Festival (Minuto Animação) e a mostra Minuteen, vídeos produzidos por crianças e adolescentes até 14 anos.

Também será premiado o Melhor Minuto de 2013 por um júri de profissionais e o público também poderá escolher o seu preferido no site do festival www.festivaldominuto.com.br. Os melhores receberão um prêmio de R$ 1.000 e o Troféu Minuto.  Na última edição os Melhores Minutos de 2012 foram vistos por mais de 40.000 pessoas.

Festival do Minuto

Data: 14 e 15 de maio

Local: Teatro Usina, na avenida Dr. João Rimsa, Centro

Confira a programação em https://www.facebook.com/events/239430739582848/

Sobre o Festival

O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo, via Cultura, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Museu da Imagem e do Som (MIS), Pontos MIS, Programa de Ação Cultural (PROAC), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura.

O Festival do Minuto foi criado, em 1991, pelo cineasta e curador Marcelo Masagão. A partir do evento brasileiro, outros festivais do gênero foram criados em mais de 50 países. Atualmente é permanente e online, e recebe anualmente milhares vídeos através de seu portal. Seu acervo inclui vídeos de realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro fiel, 360), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios), Tata Amaral (Um céu de estrelas, Antônia, Hoje), Anna Muylaert (Durval Discos, É proibido fumar), entre outros.

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz