Projeto Mais Bibliotecas Públicas realiza encontro em Imbituba

O evento pretende organizar dados para a instalação de bibliotecas públicas em todo o Brasil.

 

O encontro do projeto Mais Bibliotecas Públicas – apoio à instalação e qualificação de bibliotecas públicas será realizado em Imbituba, na próxima sexta-feira (9), no auditório da Câmara de Vereadores, das 13h30 às 17h. A realização é do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Biblioteca Nacional, em parceria com o Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC). Em Imbituba tem o apoio da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Secretaria de Cultura (Secult) e Câmara.

A participação é aberta ao público e o objetivo é mobilizar todo o Brasil a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas. Para isto, serão feitos levantamentos, análises e validação de dados, organizados em encontros regionais, que serão 30, apenas em 2014. Com as informações pretende-se sensibilizar os gestores públicos e a sociedade civil para esta necessidade.

Para Gláucia Maindra, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura, sediar o evento é uma oportunidade única. “Poderemos trazer os temas para a nossa realidade, compartilhar experiências e, principalmente, mobilizar os gestores públicos e sociedade civil para a importância deste equipamento cultural. Aqui na região sul ainda temos quatro municípios que não têm biblioteca, entre eles Balneário Rincão, Nova Veneza, Pescaria Brava e Imaruí, que está fechada. Profissionais ligados à área da leitura, informação e ensino de outras cidades, como Florianópolis e Garopaba, estarão aqui debatendo a importância e a necessidade da ampliação do acesso livre ao conhecimento. Toda a comunidade é convidada a participar, pois este é o momento de esclarecer dúvidas”, afirma.

A palestrante do evento será Malena Xavier, bibliotecária, coordenadora do projeto Mais Bibliotecas Públicas, do SNBP, da Fundação Biblioteca Nacional, e coordenadora de acervo da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro. O foco é o debate do impacto do serviço de acesso à informação, à leitura de qualidade e à serviços de informação relevantes nas comunidades locais.

 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz