Projeto de moradias populares no Campestre é apresentado

O projeto de engenharia deve ser protolocado na Caixa Econômica dentro de dois meses.

O Governo de Imbituba se reuniu com a Federação das Cooperativas Habitacionais de Santa Catarina (Fecoohasc) e a Secretaria de Assistência Social e Habitação (Seash) para a apresentação do projeto de engenharia das moradias populares a serem construídas no bairro Campestre. Dentro de dois meses o projeto será protocolado na Caixa Econômica. Os próximos passos da prefeitura serão o encaminhamento da lei de doação do terreno para aprovação, a topografia do local, a pavimentação do acesso e a seleção das famílias.

O empreendimento será construído em um terreno de aproximadamente 3 mil m², adquirido com recursos próprios doMunicípio. As edificações serão financiadas com recursos da Caixa Econômica Federal, através do Fundo de DesenvolvimentoSocial (FDS). As parcelas para as famílias terão valor mínimo de R$ 25 e máximo de R$ 80, facilitando a conquista da casa própria. As unidades terão dois quartos, uma cozinha, uma sala de estar, um banheiro e uma área de serviço, somando 42,97 m².

O prefeito em exercício, Elísio Sgrott, diz que a reunião foi importante para agilizar o processo. “A doação do terreno será feita para a Fecoohasc, pois como estamos em ano eleitoral, os recursos do FDS só podem ser acessados através de entidades devidamente habilitadas na Caixa Econômica Federal e no Ministério das Cidades. Deste modo, o projeto das moradias populares vai poder ser desenvolvido normalmente neste ano”, afirma.

Critérios de seleção

A Seash tem uma lista de aproximadamente 600 famílias cadastradas que atendem o perfil de inclusão em programas de loteamento familiar, ou seja, que não possuem terrenos. Na primeira etapa, 40 famílias serão selecionadas. Rosinete Delfino Laurindo, assistente social, explica os critérios iniciais. “É preciso que a família comprove que reside em Imbituba há mais de cinco anos; ter renda familiar de no máximo R$ 1.600; estar devidamente cadastrado no departamento de habitação da secretaria; não possiuir outro imóvel. Será dada prioridade para idosos e pessoas com necessidades especiais”, explica.

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz