5º Festival de Dança promete “o show”
A beleza da dança nas mais variadas modalidades contará com mais de 25 apresentações
A 5ª edição do Festival de Dança, o maior evento de exposição desta arte em Imbituba, acontece no próximo domingo, dia 27, no Praia Eventos, com mais de 30 bailarinos confirmados em mais de 25 lindas apresentações que prometem contagiar o público com essa linguagem universal.
O evento, criado pela professora Priscila Gonçalves, da escola de dança Pé de Molla, faz uma homenagem todos os anos ao Dia Internacional da Dança (29 de maio) e este ano recebe grupos de Imbituba, Garopaba, Laguna, Florianópolis e Criciúma, nas modalidades de hip-hop, balé clássico, dança do ventre, jazz, apresentados nas categorias bebê, infantil, juvenil e adulto.
Um grande diferencial deste ano será o workshop ministrado pelo bailarino New Oliveira, da Cia. de Dança Atitude, da cidade de Garopaba e vencedora do quadro Se Vira nos 30, do programa Domingão do Faustão. “O evento não se trata de competição e sim de um dia especial aonde todos irão se reunir para demonstrar sua arte e paixão pela dança”, salienta Priscila.
Grupos como Jóias do Nilo, Stúdio Mhari, Pé de Molla, Harém, Corpo e Arte, Dança Comigo, Atitude Cia de Dança já estão confirmadas nas apresentações, assim como o bailarino de Garopaba que promete um grande espetáculo.
“Este ano pela primeira vez estamos realizando o evento em um local a beira mar, muito mais aconchegante para o público que tenho certeza que irá se surpreendê-los com o que nossos bailarinos têm a oferecer”, garante a organizadora.
Priscila vem trabalhando para que a cidade tenha um olhar mais artístico e valorizar mais esta cultura. “Quero ainda sim que os cidadãos Imbitubenses tenham um olhar mais artístico cultural, e que possam não somente abrir os olhos, mas também a mente e o coração, pois podemos sim, neste dia especial, montar palcos alternativos na cidade, nos bairros, fechar a Avenida Nereu Ramos, ter dança o dia todo, aulas e muito divertimento, chamando o povo, girando o comércio, movimentando a nossa economia”, acredita.
Mais informações na página da escola Pé de Molla no facebook: facebook.com/pedemollaescoladedanca. Ou no telefone 48-999176284.
A origem do Festival de Dança. Porque tudo começou?
A ideia de realizar o evento, segundo a professora Priscila Gonçalves, é devido ao dia internacional da dança, onde em 1982, o dia 29 de Abril foi instituído como dia internacional da dança pelo comitê internacional de dança (CID), ligado a (Unesco) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Com o objetivo de atingir o grande público, reunindo cada vez mais pessoas em torno deste interesse, por esta linguagem, o dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do bailarino Jean George Noverre Francês (1727-1810) criador do balé moderno, além do caráter comemorativo, a data marca a reivindicação da classe artística por um maior espaço físico, simbólico e econômico no mundo, propondo ainda um movimento pela paz e igualdade, superando diversas barreiras por esta linguagem universal.
Texto e fotos: João Batista Coelho Júnior