Projeto de literatura é realizado na Casa de Repouso

Atividade faz parte do projeto que compartilha a leitura com a comunidade. O tema Páscoa foi apresentado no teatro e praticado através da partilha, com doações para o asilo.

 

As crianças dos terceiro e quinto ano da escola Etelvina de Souza Pereira, no bairro Vila Santo Antônio, participaram na manhã desta quarta-feira (16) de uma atividade extraclasse de solidariedade e incentivo à literatura. Um teatro com o tema Páscoa foi apresentado aos idosos da Casa de Repouso Imaculada Conceição, vizinha da escola. Eles tambem levaram alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para doar ao asilo.

De acordo com a professora responsável pelo projeto de leitura e pela biblioteca, Maria Conceição Fernandes Corrêa, a ideia já era desenvolvida há 26 anos em outra escola, então ela reformulou e atualizou o projeto. “O que é bom deve ter continuidade. Os alunos do pré-escolar e do primeiro ano tem uma hora por semana de leitura na biblioteca, através da contação de histórias. É uma metodologia diferenciada. Estamos no terceiro ano e os resultados estão sendo ótimos, as crianças leem, fazem troca de livros, compartilham”, destaca.

Conceição ainda frisa que o resultado aparece em sala de aula, quando a criança faz uma boa interpretação de texto. “Incluímos os materiais do livro didático na aula de leitura, fazendo a interpretação oral. Na hora de ler um texto de história ou geografia, já tendo o hábito e a facilidade de interpretar, o conteúdo vai ser melhor aprendido”, comenta.

A diretora, Cristiane Tokarski Espezim, explica que a equipe da escola debateu e propôs levar os projetos de leitura também para a comunidade. “Vamos ter contações de história na praça de Vila Santo Antônio, no Porto da Vila e no Morro do Mirim, pois agora atendemos estas três comunidades. A leitura é essencial para o lazer e para o próprio estudo. A criança que gosta de ler, e o faz bem, terá muitas facilidades no seu desenvolvimento”, garante.

 

Casa de Repouso

 

Para a enfermeira da Casa de Repouso, Andrielli Delfino, as atividades escolares trazem bons momentos aos idosos. “Seguimos um cronograma mas costumamos abrir a agenda, pois para eles é fundamental receber também crianças. Percebemos isso nos olhares que brilham, para eles é uma euforia. Amanhã quando outros profissionais que não estão hoje chegarem, vão contar que os coelhinhos estiveram aqui, que conversaram com as crianças e que foi uma festa”, diz.

Andrielli ainda comenta que a casa é filantrópica, então as doações levadas pelas crianças são muito importantes. “Recebemos tudo que pode ajudar aos idosos. São 32 moradores, a alimentação é bem rigorosa, com horários e alimentos específicos. Recebemos também produtos de higiene e limpeza, agasalhos e roupas de cama. Não cobramos deles ou dos familiares, então o que nos é doado é muito bem recebido e com muita gratidão”, afirma.

 

 

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz