Dia da Servente e Merendeira é comemorado em Imbituba
O Dia da Servente e Merendeira foi comemorado em Imbituba pelas secretarias de Saúde e Educação. O objetivo foi a valorização destas profissionais que cuidam da alimentação e da limpeza de diversos ambientes da cidade, principalmente escolas, creches, unidades básicas de saúde e secretarias. Uma palestra motivacional marcou o dia, além das confraternizações, na última sexta-feira (4/4), um dia após a data oficial.
Jaison Cardoso, prefeito de Imbituba, agradeceu às profissionais pelo empenho. “Vocês estão de parabéns e merecem este dia de reconhecimento. Sei que ainda há muito a melhorar, tanto na Saúde, quanto na Educação, mas aos poucos este trabalho está sendo feito e vocês são uma parte muito importante dele”, enfatizou.
A palestrante Liete Francisco Marcelino, Mestre em Saúde Coletiva, procurou focar nas vivências e na reflexão do cotidiano da saúde. “É uma oportunidade para elas refletirem a sua importância dentro do processo, receber dicas para a execução da sua função. Elas que garantem limpeza, higiene e conservação. A valorização é muito importante por tudo o que elas representam, assim como a autoestima, pois primeiro ela precisa se sentir importante como pessoa, para depois executar o seu trabalho de maneira mais segura”, explica.
De acordo com a secretária de saúde, Maria Martins, foi uma tarde de valorização. “Trouxemos uma palestrante para comemorar com nossas servidoras e trabalhar o tema da motivação no dia a dia, pois elas auxiliam no trabalho de limpeza, serviço de copa e cozinha. A valorização do nosso profissional da saúde é necessária pois estão envolvidos diariamente no contato com o público e precisam estar treinadas e, principalmente, motivadas para atender essas demandas”, diz.
Para Michela Freitas, secretária de educação, que confraternizou com as profissionais à noite, as serventes e merendeiras são essenciais na vida escolar. “A alimentação e a limpeza são as principais funções delas, mas o trabalho é muito maior, pois também acolhem com carinho as crianças da nossa rede e nos auxiliam no cuidado diário das escolas e creches”, afirma.
Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz