Mestre de capoeira Tucano Preto estará em Imbituba

A vivência com o mestre e a Troca de Graduações são as atrações principais do evento deste final de semana, que é aberto ao público.

 

O Projeto Educar Para a Vida, da Associação dos Amigos da Escola de Surf Bananinha, realiza a Troca de Graduação nos dias 28, 29 e 30 de março, com apoio do Governo de Imbituba, através das secretarias de Cultura, Educação e Esporte. Um dos destaques do evento é o workshop “Vivência de Capoeira”, com Ricardo Oliveira, conhecido como Mestre Tucano Preto. Paulista, praticante de capoeira desde o início dos anos 80, tem experiência internacional e além de mestre também é compositor de músicas para a prática do esporte.

De acordo com Rafael Vannoni Pereira, um dos organizadores, a vivência (30/3) é um dos momentos mais esperados, assim como o Batizado e a Troca de Graduações. “Será muito especial. No sábado (29/3) às 15h, no Ginásio de Esportes Olivar Francisco teremos alunos e familiares, além de outros mestres de capoeira e esperamos toda a cidade para prestigiar, pois é uma cerimônia bem diferente e com valores muito fortes, assim como no domingo o Mestre Tucano Preto trará experiências muito ricas”, explica.

Durante os três dias de evento haverá apresentação de Capoeira e Maculelê. As atividades são abertas para quem desejar assistir ou conhecer melhor o esporte. O evento encerra com um show gratuito de Teto Fernandes, no canto da Praia da Vila e uma grande roda de capoeira.

 

Educar para a vida

 

O projeto “Educar Para a Vida” atua somente com crianças e adolescentes de 3 a 18 anos e tem como objetivo cuidar das novas gerações através do esporte, fazendo com que saiam das ruas, diminuindo o risco do contato com as drogas e a criminalidade. Visa tirar as crianças da rua, fazendo com que diminua o índice de marginalidade nas comunidade em que atuam e no município de Imbituba. 

 

Sobre a capoeira

 

A capoeira utiliza constantemente o movimento do corpo e da mente, gerando educação global, pois trabalha as áreas afetiva, psicomotora, cognitiva e desenvolvendo a aptidão física. “A criança que pratica a capoeira, aprende e adquire conhecimento, contribuindo assim para o crescimento sadio e uma vida adulta mais satisfatória e digna. Todos podem se beneficiar, seja qual for a sua personalidade”, afirma Rafael, enfatizando também a contribuição que ela pode dar no processo de alfabetização das crianças, através da música.

 

 

Programação

28/3 – Sexta

Local: Imbituba Atlético Clube

18h – Roda de abertura do evento e coquetel

 

29/3 – Sábado 

Local: Ginasio de Esportes Olivar Francisco

08h às 11h – Aulão de capoeira (para alunos da Escola de Surf Bananinha aprimorarem técnicas e conhecimentos)

14h – Bate papo com Mestres e convidados

15h às 19h – Batizado e a Troca das Graduações dos alunos da Escola de Surf Bananinha

 

30/3 – Domingo

Local: Ginásio de Esportes Olivar Francisco

8h – Workshop “Vivência de Capoeira”, com Mestre Tucano Preto

 

Local: Canto da Praia da Vila

15h – Show acústico com Teto Fernandes e Banda (gratuito)

16h – Roda de encerramento do evento e a comemoração dos “45 anos” de Capoeira do Mestre Monsueto.

 

Obs.: Em caso de chuva no dia 30/3 o show e a roda serão transferidos para o Ginásio de Esportes

 

 

Foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz