Imbituba Champions Tour começa dia 05

Um dos melhores campeonatos municipais do Brasil terá quatro etapas e oito categorias

 

Em sua 25ª edição, a Associação de Surfe de Imbituba apresenta a partir do dia cinco  e seis de abril, na Praia da Vila, em Imbituba, o Imbituba Champions Tour 2014, com a realização da primeira etapa em uma das principais ondas do surfe mundial.


A edição terá quatro etapas e passará também pelas praias do Rosa e do Porto e encerra novamente na Vila. Estarão em disputa as categorias Espumeiro (menos de 10 anos), infantil (menos de 12 anos), iniciantes (menos de 14 anos), mirim (16 anos), júnior (18 anos), máster (mais de 35 anos), feminino (idade livre) e profissional (idade livre).


“Atualmente esse é o melhor circuito de associações do Brasil, com a participação de 100 atletas por etapa, sendo destaque nacional e colocando seus competidores entre os melhores do estado e do país”, garante Jaison Pacheco, presidente da ASI, em nota.


“Em 2013, três imbitubenses do nosso circuito foram campeões estaduais amadores nas principais categorias do campeonato estadual de surfe (7 Etapas) da Federação Catarinense de Surf – FECASURF”, lembra Pacheco “E tudo isso vem ocorrendo em função da união de trabalho de vários anos entre esta  associação, a Prefeitura Municipal de Imbituba e a comunidade envolvida”, acrescenta.

 

O Tour

 

1ª – Praia da Vila = 05 e 06 de abril – Abertura – South to South  “Pró Surf”

2ª – Praia do Rosa = 02 e 03 de agosto – Rosa “Surf Pro”

3ª – Praia do Porto =  27 e  28 de setembro – “Imbituba Contest”

4ª – Praia da Vila = 06 e 07 de dezembro – Encerramento – – South to South  “Final Heat”

 

 A Associação de Surf de Imbituba

 A história da Associação de Surf de Imbituba – A. S. I., que foi fundada em 02 de outubro de 1985 (sem fins lucrativos e de utilidade pública), se confunde com a linha do tempo do surf de Santa Catarina e do Brasil; observando que a Associação de Surf de Santa Catarina criada em 1980 e transformada em Federação Catarinense de Surf – FECASURF em 1987 junto com a fundação da Associação Brasileira de Surf do Brasil – ABRASP. Cronologia esta que eleva a A.S.I. a ser uma das mais antigas associações de surf da América Latina e do mundo, nesses quase 30 anos (em 2015) sempre fiel aos seus princípios básicos que a norteiam desde da sua criação, que são: Surf, Meio Ambiente e a Sociedade. No surf sempre buscando a formação de novos participantes no esporte, promovendo o aperfeiçoamento dos atletas, dos competidores e das técnicas do surf, no Meio Ambiente vem ativamente acompanhando, discutindo e participando na busca de soluções dos problemas ecológicos e apontando caminhos para uma sustentabilidade ambiental no município e no social ela sempre conciliou os fatores positivos que permeiam a sociedade atual: a importância do surf como uma atividade geradora de renda, como meio de inclusão social e formador de opinião quanto na difusão de conhecimento e na utilização de modernos conceitos na questão de urbanidade e de respeito a liberdade e ao estado democrático de direito.


Texto: João Batista Coelho Junior