No mês das mulheres, palestra previne o HPV
No mês de março, o mês delas em destaque ao dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, a secretaria de Educação, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizou na tarde desta terça-feira, dia 18, uma palestra sobre o tema HPV, no auditório do Portal da Vila, no bairro Vila Nova.
A enfermeira da rede feminina, Glicélia Rocha Speck, ministrou a palestra e respondeu a perguntas das cerca de 100 mulheres participantes, destacou a forma de contágio e também a importância da prevenção. “É muito importante tomar medidas para a prevenção e fazer o exame preventivo”, frisa.
Para a secretária de Educação, Michela Freitas, esse tipo de palestra ajuda a tirar dúvidas e quebrar mitos sobre o tema, além de ser uma forma importante de educar a população. “Esclarecimentos sobre os mais variados temas são muito importantes e nossa secretaria está sempre a disposição para fomentar essas parcerias e contribuir com a sociedade”, garante Michela.
Sobre o HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
Texto e fotos: João Batista Coelho Junior