Rede antidrogas de Imbituba planeja trabalho articulado

Ações de prevenção e trabalho para orientar a população sobre o atendimento são definidas
 
 
A Rede de Atendimento Antidrogas de Imbituba se reuniu com o objetivo de planejar um trabalho articulado, para alcançar resultados eficazes na prevenção e combate ao uso de drogas. O encontro foi realizado esta semana, no Ceges. Entre as decisões, destaca-se a criação de um panfleto informativo para que a população saiba onde e como procurar auxílio.

De acordo com o coordenador das ações de prevenção e combate às drogas, Jander Carvalho, a ênfase da reuniã foi o tripé das ações antidrogas: prevenção, combate e cuidado. “Todos os setores precisam trabalhar afinados para atingirmos os objetivos. A Rede de Atendimento precisa se conhecer e quando cada caso chega é fundamental saber para onde encaminhar. Além disso, a população necessia saber que estamos à disposição para ajudar”, afirma.

Para isso no folder de orientação constará o tipo de atendimento que cada órgão oferece, localizações, contatos e informações sobre quem deve ser procurado de acordo com cada problema.

Também será feito um levantamento das dificuldades de cada órgão para que sejam tomadas soluções práticas para atender as necessidades da população.

Participaram da reunião a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, CAPS, CRAS, CREAS, Polícia Civil, Polícia Militar/PROERD, Força Positiva, Associação Ebenezer, Narcóticos Anônimos, Alcóolicos Anônimos e NASF. As reuniões seguirão acontecendo mensalmente para avaliação e planejamento.
 
Projetos de Governo para a Rede Antidrogas
 
Dentro das ações do Governo de Imbituba ainda estão previstas a construção de uma clínica terapêutica para o atendimento à dependentes químicos; a impantação de temas específicos de prevenção e combate às drogas no currículo da rede municipal de ensino; o fortalecimento do Proerd e a criação do Proerd Pais; a revitalização do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD); desenvolvimento do PROJETO VIA (diagnóstico da situação de violação dos direitos da criança e do adolescente), parceria entre o município e a Votorantim, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação (SEASH); além de campanhas permanentes e distribuição de material orientativo.

Texto:
Emanuelle Querino