Professores concursados tomam posse

O motivo do ato inédito foi a valorização do professor para a sociedade.

Em uma cerimônia inédita, os novos professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Imbituba, aprovados em concurso público, foram empossados. O ato foi realizado na Câmara de Vereadores nesta terça (11). Ao todo, 63 novos professores passam a atuar de maneira permanente nas escolas do município. Serão 29 para a Educação Infantil, 23 para o Ensino Fundamental e 11 na Educação Especial.

O objetivo da cerimônia foi enaltecer o trabalho daqueles que contribuem para a transformação das pessoas e, desta forma, transformando o mundo: os professores. Para a secretária de Educação Michela Freitas é um momento muito importante. “Eu também sou professora, sei como é difícil todos os anos ter que fazer uma prova, o sentimento da incerteza. Então pensamos neste ato de posse para que simbolizasse o início de uma nova fase, valorizando estes professores que a partir de agora fazem parte da equipe da Educação”, afirma. De acordo com Michela, os professores podem encontrar na secretaria uma base para realizar em sala de aula o trabalho no qual eles acreditam.

Sonhos realizados, educadores experientes

Florisa Vieira da Rosa alcançou um grande objetivo e para ela, mesmo com a experiência, o trabalho está só começando. “Estou muito contente em ter vencido esta etapa na minha vida. Aos 58 anos, ser efetivada é um sonho realizado. Esta posse com homenagem nos faz sentir motivados, valorizados e nos incentiva ainda mais”, comenta e completa: “O futuro? Trabalho, desafio e mais trabalho! É isso que eu quero, trabalhar, trabalhar e trabalhar”, comemora a educadora.

Adriana Marques é professora desde 2008 e para ela a carreira é de muita responsabilidade, pois influencia a vida toda de uma criança. “Fiquei muito satisfeita, um concurso é algo muito almejado. Já participamos do curso do Sistema Positivo e fica evidente que não adianta sermos só os professores em sala de aula, precisamos de toda a comunidade escolar ativa na questão do ensino e da aprendizagem”, explica.

Ivete Martins, vai atuar na Educação Especial, em parceria com outro professor, dando o apoio necessário ao aluno especial em contraturno. “O trabalho será desenvolvido no sentido de diagnosticar quais as necessidades desta criança, em uma sala equipada, em que temos os recursos necessários para suprir estas deficiências, através de materiais específicos, melhorando o rendimento individual”, destaca.

– Link do vídeo http://youtu.be/JYfyLvMbva8=

Texto: Emanuelle Querino