Município reivindica macrodrenagem de Nova Brasília ao Estado

Obra de recapeamento da via já começou, mas o governo pede a drenagem com urgência para solucionar o problema dos alagamentos

O bairro Nova Brasília tem sofrido alagamentos constantes na Av. Cônego Itamar Luiz da Costa, a SC-437, de responsabilidade do Governo do Estado. O Governo de Imbituba já licitou e estão sendo feitos os projetos executivos para a macrodrenagem de todo o bairro. O estudo aponta que o principal fator dos alagamentos é a ausência de drenagem.

A obra de revitalização da via, cerca de 21 km até Imaruí, para fresagem, recomposição com massa asfáltica e recapeamento, já começou a ser feita pelo Estado. Porém, a obra de drenagem da via, tão urgente e necessária, há muito tempo reivindicada pelo Poder Público Municipal e pela comunidade local, não foi realizada previamente.

Com um ofício do prefeito Jaison Cardoso em mãos e fotos dos alagamentos o secretário da SDR Oeste, Rafael Martins, foi a Florianópolis reivindicar a atenção do Estado para a situação. Lá, foi recebido pelo deputado estadual Renato Hinning que se comprometeu em fazer uma moção ao governador Raimundo Colombo, apresentando os documentos e fotos fornecidos pela prefeitura, pedir uma solução e uma audiência. O secretário de Infraestrutura do Estado, Valdir Cobalchinni, deve discutir o tema com o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, Paulo Roberto Meller.

De acordo com Rafael o Município está tomando as providências necessárias para resolver o problema. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance. Estamos intervindo junto ao Governo do Estado nesta que já é uma luta antiga e temos esperança de sermos atendidos em breve. A situação é de extrema gravidade, tanto que solicitamos em outubro de 2013 a inclusão da execução do projeto de macrodrenagem de Nova Brasília no Pacto por Santa Catarina”, afirma.

O documento entregue as autoridades políticas apresenta os problemas dos alagamentos e pede que a execução da obra seja interferida, para complementar os serviços, incluindo a drenagem do trecho com urgência.

Texto: Emanuelle Querino
Fotos: SDR Oeste