Município reafirma parceria com Cia. Desmontagem Cênica

A prefeitura administrará o espaço da Usina em parceria com o grupo teatral
 
 
A Prefeitura Municipal de Imbituba em reconhecimento ao trabalho que Cia. Desmontagem Cênica desenvolve, vai manter o grupo na administração de parte do Museu do Porto e da Cidade de Imbituba, a conhecida Usina. Em audiência na última sexta-feira (17) o município reforçou a parceria para que os trabalhos na área da cultura tenham continuidade.

Dorvalino Pedro de Melo, chefe de gabinete, representou o prefeito na ocasião e explica que a partir de agora a prefeitura administrará o espaço da Usina em parceria com a Cia. “O prefeito Jaison Cardoso assegurou que eles continuam no espaço normalmente, com duas salas exclusivas. Eles mantiveram o espaço até agora e realizam projetos culturais de muita importância para o município. É uma maneira de reconhecer e agradecer”, afirma Melo, que completa lembrando do projeto do governo em transformar o local em um Centro Multimeios Usina do Saber.

Alessandra Santos, atriz e produtora da Cia. Desmontagem Cênica lembra que o grupo surgiu em 2005 e enfrentou muitos desafios para chegar onde está. “Até meados de 2010, quando conseguimos uma autorização da União para utilizar o espaço, não tínhamos local para ensaios e apresentações. Desde então, cuidamos da Usina da melhor maneira possível, muitas vezes colocando nosso dinheiro para manter o espaço, trocando lâmpadas, fazendo limpezas e consertos. Tivemos medo perder o que conquistamos depois de tanta dedicação, mas agora teremos duas salas que ficam sob nossa responsabilidade o que permite mantermos nossos projetos de teatro”, esclarece Alessandra.

Ela ainda comenta que o local é muito grande e que diversos projetos diferentes podem ser executados simultaneamente. “Acredito que com a prefeitura cuidando da Usina teremos mais facilidade para fazer uma reforma, que é tão necessária. Esta parceria abre espaço para que ações de teatro, música, exposições e outras manifestações culturais sejam realizadas e o local possa se tornar uma referência cultural”, comenta.
 
 Centro Multimeios Usina do Saber (Casa da Cultura)
 
Uma das ações do projeto de governo do prefeito Jaison Cardoso é criar o Centro Multimeios Usina do Saber (Casa da Cultura). O primeiro passo é realizar o plano museológico e de restauro da Usina. O objetivo é transformar o ponto histórico e turístico da cidade em um núcleo de atratividade, divulgação, promoção e desenvolvimento da cultura, das artes e conhecimento científico, incluindo ações educativas de formação e lazer, com sala de cinema.

Ainda no projeto estão previstas Usinas do Saber locais, como células formadas pela congregação dos programas e ações culturais a partir do Centro Multimeios para atuar diretamente nos bairros, escolas ou centros sociais/comunitários.

Texto: Emanuelle Querino
Fotos: João Batista Coelho Jr.