Saúde apresenta ações de prevenção ao uso de drogas
Com o intuito de apresentar o conjunto de ações do Governo de Imbituba relacionados à prevenção e combate do uso indevido de drogas, tratamento, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu toda a rede de atendimento e as entidades relacionadas com o tema, nesta terça-feira, dia 10, para sensibilizar a todos os segmentos sobre a importância e a responsabilidade do tema.
O encontro aconteceu no Centro de Educação e Gestão em Saúde (Ceges), e a meta é trabalhar não apenas a prevenção e o combate ao uso indevido de drogas, mas também o tratamento, recuperação e a reinserção social de indivíduos que apresentam transtornos decorrente de seu uso.
De acordo com o coordenador das ações de prevenção e combate às drogas, Jander Carvalho, é de extrema importância do envolvimento de todos. “Quando o caso chega até a polícia, é porque todos nós como sociedade falhamos, e a participação de todos torna a rede mais unida, coesa e eficaz no atendimento”, ressalta.
Entre as ações apresentadas na reunião destacam-se a construção de uma clínica terapêutica para atendimento à dependentes químicos; a implantação de temas específicos de prevenção e combate às drogas na grade curricular da rede de ensino municipal; fortalecimento do Proerd (Programa de Erradicação das Drogas da Polícia Militar), criação do Proerd Pais, revitalização do Conselho Municipal Antidrogas (Comad); desenvolvimento do Projeto Via (diagnóstico da situação de violação dos direitos da criança e do adolescente) o qual é uma parceria entre o município de Imbituba e a empresa Votorantim, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação (Seash); reuniões mensais da rede de atendimento; além de campanhas permanentes e distribuição de material de orientação.
As entidades que fazem parte do Comad, conforme a Lei nº 2522, de 07 de junho de 2004, terão até o dia 20 de dezembro de 2013 para indicarem seu membro titular e suplente através de oficio ao Departamento de Prevenção e Combate às Drogas, para que o Conselho possa se reunir oficialmente.
As entidades que já realizam trabalhos de prevenção e combate às drogas e desejam participar do conselho, deverão encaminhar oficio com a solicitação, para avaliação e encaminhamento à câmara de vereadores para aprovação através de projeto de lei.
Participaram das apresentações Maria Martins (Secretária de Saúde), Michela Freitas (Secretária de Educação), assistente social Marivone Mendonça (Secretaria de Assistência Social), Vanessa Petry (Psicóloga do Caps), Raphael Giordani (Delegado de Polícia Civil), Tenente Davi (PM/Proerd), Denise Ribeiro (Despertar Jovem), Joselito Sena (Força Positiva), Antônio Marques (Associação Ebenezer) e Camilo Damázio (Narcóticos Anônimos). Estavam ainda presentes representantes da Secretaria Municipal de Esportes, ISO, Conselho Tutelar, CDL, AA, Conseg, Rotary, Cras, Creas, Amai e Rádio 89.3 FM.
Texto: João Batista Coelho Júnior
Fotos: João Batista Coelho Júnior