Copa Feminina de Futsal lota ginásio
A abertura da Copa Feminina de Futsal, Taça Joana Maria Custódio de Futsal, realizada neste sábado (25), lotou o ginásio de esporte Olivar Francisco e foi tomada de emoção, além de dois grandes jogos.
O pontapé inicial foi da homenageada, que recebeu aplausos de pé de todos os presentes. Dona Joana foi acompanhada por seus filhos até o centro da quadra onde recebeu das mãos do administrador do ginásio, João Ferminio, uma placa de agradecimento por sua presença quase que 100% nos jogos realizados em Imbituba.
A Copa Feminina conta com a participação de sete equipes, Santos FF (Portinho), Star Futsal (Guaiúba), Capivari F.C. (Capivari de Baixo), Primos (Imbituba), Independente (Laguna), SAAD Futsal (Garopaba) e Fenix (Tubarão).
“Dona Joana tem cadeira cativa em nosso ginásio e seu lugarzinho ao longo de seus 88 anos é sempre o mesmo. Chegar no ginásio e não encontrar dona Joana sentadinha lá no lado do vestiário dois, parece que o ginásio está vazio”, salienta Omar Pacheco, secretário de Esporte e Lazer de Imbituba.
Na rodada de abertura o Santos empatou em 2 a 2 com o SAAD e o Capivari perdeu para o Primos por 6 a 3.
O jogos da Copa Feminina acontecem todos os sábados as 19 horas. A próxima rodada será entre Fenix (Tubarão) versus Independente (Laguna) e Star (Imbituba) contra Primos (Imbituba).
DONA JOANA MARIA CUSTÓDIO
Para quem convive com o esporte de Imbituba todos os dias é fácil falar de dona Joana, mas o impossível é esquecer a participação e importância que seus filhos e descendentes tiveram e tem no esporte da cidade.
Dona Joana nasceu no dia 22 de fevereiro 1925, na fazenda São Paulo, quando toda essa região ainda era Laguna. Casada durante 51 anos com o saudoso José Manoel Custódio, popular Zé Sabão. De seu casamento, teve bons frutos, gerando e criando 13 filhos, 50 netos, 44 bisnetos e 3 tataranetos. Todos os filhos são orgulhos para Imbituba, mas um deles, o Olávio Custódio, deu destaque a Imbituba quando conquistou o título de campeão Sul Brasileiro de Futebol pelo Metropol, time que originou o hoje Criciúma E.C.
Seus filhos sempre atuaram no esporte de Imbituba e criaram a equipe Irmãos de Sangue. Com a chegada dos netos, houve a necessidade de mudar o nome e hoje permanece como Primos F.C..
Por tudo isso, não é dona Joana quem deve ficar emocionada com esta homenagem, mas sim os imbitubenses, pois o campeonato Feminino deste ano se sente honrado de ser perpetuado para sempre como Taça Dona Joana de Futsal Feminino.