Secretaria realiza campanha inédita nas praias no sábado

Em parceria com os Núcleos de Apoio e o ESF (Estratégia e Saúde da Família) a Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (19), a 1ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele com o slogan “Sol é saudável quando não deixa marcas. Proteja-se!”. O objetivo é orientar imbitubenses e turistas que visitam o litoral nessa época e muitas vezes se excedem um pouco na exposição ao sol sem conhecer todos os riscos.

A campanha acontece nas praias de Itapirubá, Vila Nova, Centro, Porto e Ibiraquera. Durante a manhã, as equipes distribuirão material informativo e vão conversar com as pessoas sobre a melhor forma de pegar um bronzeado e se divertir na praia sem correr riscos.

“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância da proteção da pele à exposição de raios solares e mostrar que dá para curtir o sol e nossas belezas naturais de uma forma ainda mais saudável”, cita a secretária de Saúde, Maria Martins.

Como Imbituba possui em sua região diversos pontos de banhos como várias lagoas, rios e cachoeiras, a intenção é ampliar essa orientação a esses locais e também outras praias do município.

Prevenindo

Em sua rede de atendimento, a secretaria conta com um aparelho chamado Dermatoscópio, onde as manchas e pintas dos pacientes são fotografadas e encaminhadas à Tele Medicina On-line para análise. Os resultado são encaminhados aos ESFs e em caso positivo para lesões cutâneas, o paciente é encaminhado para a policlínica municipal para a realização de uma biópsia. Em seguida são encaminhados ao Cepon-SC para tratamento ou remoção da lesão.

Câncer de Pele

O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos. Existem diferentes tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum. O melanoma é menos comum, entretanto mais perigoso.

O câncer de pele pode ser classificado como melanoma ou não melanoma. O carcinoma basocelular e o carcinoma de células escamosas são os cânceres de pele não melanoma mais comuns. Outros tipos de cânceres não melanoma são sarcoma de Kaposi, carcinoma de célula de Merkel e linfoma cutâneo.

Os fatores de risco conhecidos do câncer de pele incluem os seguintes:

Compleição: O câncer de pele é mais comum em pessoas de pele, cabelos e olhos claros.
Genética: Ter um histórico familiar de melanoma aumenta o risco de ocorrência desse câncer.
Idade: O câncer de pele não melanoma é mais comum após os 40 anos.
Exposição solar e queimadura do sol: A maior parte dos cânceres de pele ocorre em áreas da pele que estão regularmente expostas à luz solar ou à outra radiação ultravioleta. Esta é considerada a principal causa de todos os cânceres de pele.
O câncer de pele pode surgir em qualquer pessoa, não apenas nas pessoas que tenham esses fatores de risco. Pessoas jovens e saudáveis — inclusive pessoas com pele, cabelos e olhos escuros — podem sofrer de câncer de pele.

Sintomas do câncer de pele

O câncer de pele pode ter muitas aparências diferentes. Eles podem ser pequenos, brilhantes, lisos, escamosos e ásperos, firmes e avermelhados, com crostas ou sangramentos, ou possuir outros aspectos. Portanto, qualquer suspeita deve ser examinada por um médico.

Buscando ajuda médica

Qualquer pinta, lesão ou formação suspeita na pele deve ser examinada por um médico imediatamente. Leve muito a sério quaisquer mudanças em uma pinta ou qualquer formação inesperada na pele.
Prevenção

Reduzir a exposição solar é a melhor maneira de evitar danos na pele, incluindo muitos tipos de câncer de pele:

Proteja sua pele do sol sempre que puder use chapéus, camisas de manga longa, saias longas ou calças.
Tente evitar exposição entre as 10 e as 16 horas, quando o sol é mais forte.
Use protetor solar com FPS mínimo de 30. Aplique o protetor pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol, reaplicando-o constantemente.
Aplique o protetor solar mesmo nos meses de inverno.