ESF mobilizado na ação contra a Aids

Trabalhando com freqüência e afinco para garantir a saúde da população, os ESF (Estratégia Saúde da Família) estão mobilizados ainda mais nesta semana da luta contra a Aids, como a equipe de Itapirubá, que passou pelos postos de combustíveis do sul do município nesta quarta-feira (28).


A campanha para o dia mundial de luta contra a Aids mobilizou toda a secretaria de Saúde. Nos postos, o grupo realiza ações como orientações sobre a prevenção, exame e tratamento e também a oferta de preservativos para todos que estavam na região.


“Orientar e esclarecer as dúvidas é fundamental para que possamos combater a Aids”, salienta a enfermeira Elaine Cristina.


Durante a semana de luta contra a Aids (26 de novembro a 01 de dezembro), as UBS (Unidades Básicas de Saúde) realizam diversas atividades nos postos de saúde e nas comunidades lembrando que a prevenção é o melhor caminho para uma vida mais longa.


Os exames oferecidos são os de teste rápido para Hepatite B e C, Aids e Sífilis. “A idéia é que as pessoas descubram seu status sorológico a tempo de não adoecer. Chamamos prevenção positiva. Atualmente as pessoas descobrem a infecção tardiamente, quando o seu sistema imunológico já está muito debilitado” explica a coordenadora do programa municipal DST/Aids, Carmem Lúcia Alves da Silva.