Caminhada contra as drogas mobiliza sociedade

A campanha “Imbituba sem Drogas” foi lançada neste dia 26, Dia Internacional de Combate às Drogas. Envolvidos na organização da campanha, estavam a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Igreja Católica e algumas denominações evangélicas.

 

            Durante o dia inteiro, a secretarias, escolas, vereadores mirins, professores de Educação Física, entidades e agentes municipais se envolveram no evento. Às 15:00h, houve caminhada pelas ruas do centro da cidade, com saída do Ginásio Olivar Francisco, no Paes Leme. Uma média de 150 pessoas participaram.

 

            De acordo com a assistente social da Saúde, Ane Carine Corrêa Ribas, coordenadora da campanha, os jovens não se aproximarão das drogas se as temerem. É preciso mostrar o lado negativo das drogas. “Nós queremos deixar a sociedade em alerta quanto aos números que não param de crescer. O principal objetivo desta campanha é a prevenção”, afirma.

 

            Além desta campanha, a Secretaria de Saúde planeja entrar nas escolas para abordar este tema através de teatros e palestras, pelo programa “Saúde na Escola”.

 

            A secretária de Saúde Madalena Nunes disse que todo usuário e principalmente a família têm arcado com as consequências do uso de drogas. Pela disposição de querer ajudar estas pessoas, o município procura caminhos para prevenir este mal. “Precisamos conscientizar toda a população, pois todos estão sujeitos a este risco”, conclui a secretária.

 

            O estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Wesley Santos, também membro da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) de Vila Nova, atentou ao crescente índice de usuários de drogas no país. “Apesar de todo o combate é assustador o fato do número de viciados só aumentar. Isto é um alerta para a luta ser mais intensiva”.