Campanha de vacinação contra a Gripe ainda não acabou

               Estamos na reta final da 14ªCampanha de Vacinação contra Gripe. A Secretaria da Saúde do município jáatingiu 71% da meta, mas o mínimo é 80%. Para facilitar ainda mais o acesso dapopulação à vacina, a equipe da Imunização realiza vacinação em pontosestratégicos da cidade.

 

No dia 23 aequipe ficou em frente ao antigo Besc, no Centro da cidade. Na tarde do dia 24 a equipe esteve em frenteao mercado Althoff e na sexta (25), estará na Rede Feminina de Combate aoCâncer, com casa próxima à rodoviária de Imbituba.

 

O Ministério da Saúde prorrogou para 1º de junho o encerramento da campanha.O prazo foi ampliado em uma semana, já que terminaria nesta sexta-feira (25),para possibilitar que mais pessoas sejam imunizadas contra a doença.

 

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunização deImbituba, Joana Diniz Vicente, já foram confirmados 23 casos de H1N1 no estadode Santa Catarina e 3 óbitos. A melhor forma de prevenção é através davacinação. “Os grupos contemplados são os idosos acima de 60 anos, crianças de6 meses até menores de 2 anos, gestantes, trabalhadores da saúde e doentescrônicos, pois correm mais risco de ter complicações como uma pneumonia, emorrer pela doença”, lembra.

 

A vacina protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada econtra o vírus da gripe A (conhecida popularmente como “gripe suína”).Em Imbituba há seis salas de vacinação, no Alto Arroio, Nova Brasília, VilaNova Alvorada, Campo da Aviação, Roça Grande e Policlínica no Centro.

           

Quando uma pessoa estiver gripada ela sempre deve cobrir a boca e o narizcom um lenço descartável ao espirrar ou tossir e principalmente sempre lavar asmãos com água e sabão frequentemente. “São atitudes simples e fáceis de tomarno dia-a-dia que podem evitar a disseminação do vírus”, afirma Joana Diniz.