Teatro transmite mensagem sobre violência sexual às escolas

A Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth),por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas),promove na cidade, um cronograma de atividades em razão do dia 18 de maio, “DiaNacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

 

Durante toda a semana, a Companhia de Teatro Desmontagem Cênica está noantigo Museu, com apresentações teatrais voltadas ao tema para os alunos de 6ºe 7º ano do ensino fundamental, das escolas municipais e estaduais dascomunidades. Todos os dias, a estimativa de público é de 160 crianças pelamanhã e tarde.

 

Um dos atores da peça, Christian Ribeiro, explicou porque o tema é ‘Façaa diferença, denuncie’. “A peça inteira é voltada a explicar como a violênciasexual acontece, de maneira sutil, não importando a classe social”, afirma.

 

Alessandra Santos, companheira de Christian na apresentação acrescenta, “Oobjetivo é esclarecer as crianças sobre o tema, para que assim elas possam seprevenir e não se intimidar em ligar *100 e denunciar. A identidade de quemsofreu abuso é protegida”, diz a atriz.

 

No dia 18, aequipe do Creas estará no centro da cidade distribuindo materiais informativosà população imbitubense, conscientizando as pessoas da importância de combateresse mal.

 

De acordo com a secretária da Sedesth, Valéria Correa Rodrigues,a intenção deste evento é destacar a data para mobilizar, sensibilizar,informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dosdireitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criançae adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura eprotegida, livres do abuso e da exploração sexual”, assegura.

Segundo a Assistente Social do Creas, Silvia Regina Borges, o objetivo doevento, a cada dia de apresentação, é concretizado. “Queremos conscientizarestas crianças, prepara-las para detectar qualquer tipo de violência eencorajá-las a denunciar. Mas acima de tudo, que com esta mensagem, elas nãodeixem isto acontecer”.

 

Em caso de abuso sexual e violência contra menores, entre em contato como Conselho Tutelar Municipal pelos telefones (48) 3255-2847 e (48) 3255-2397.