Município se programa para semana de prevenção contra Hepatite
A Hepatite é uma doença grave esilenciosa. Milhões de pessoas podem ter e não saber. Por conta deste fato, acoordenação do Programa Municipal de Imbituba contra DST/HIV/Aids/HV, se preparapara realização de campanha de vacinação em Imbituba, durante toda esta terceirasemana de maio.
A coordenadoraCarmen Lúcia Alves da Silva esclarece que a hepatite é uma inflamação dofígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada porabuso de bebida alcoólica e por reação indesejada de alguns medicamentos. “Éuma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas quando ela aparecepode provocar cansaço, dores abdominais, fezes claras, pele e olhos amarelados,febre, tontura, enjôo, vômitos e urina escura”, explica.
Para mais informações entre nosite www.aids.gov.br e para vacinação procure a Unidade de Saúde Básica maispróxima da sua residência.
Há três tipos de Hepatite, A, B e C
A Hepatite A étransmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes depessoas infectadas pelo vírus.
A Hepatite B étransmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possívelpegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas,lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos e materiais demanicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção detatuagens e colocação de piercings. A gestante portadora do vírus da Hepatite Bpode transmitir para o seu bebê, por isso a importância do teste de Hepatite evacinação na gestação. Todo recém-nascido deve tomar a primeira dose da vacinacontra Hepatite B ao nascer.
A Hepatite C étransmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhase canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados. Quem recebeutransfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993, deve fazer o teste. Atransmissão sexual é menos frequente.