Exposição Paint a Future pode ser apreciada em Florianópolis

Crianças imbitubenses puderamsentir-se especiais através do Paint a Future, que desde o dia 14, expõe obras como desenho delas anexado, no Restaurante Central, próximo ao shopping Beira Mar.Um projeto da secretaria deEducação, em parceria com o “Paint a Future” (Pinte o Futuro) para levar a arteaos jovens e a possibilidade de ver esses desenhos junto ao de grandesartistas. Os quadros estão à venda. A compra deles é sempre em troca do sonhoda criança.

 

“Fiquei surpresa com aengenhosidade e disposição destas crianças”, disse a artista plásticaholandesa, fundadora do projeto, Hetty Van Der Linden, sobre criançasimbitubenses.  “Imagine que o pincel éuma varinha mágica para realizar sonhos”, compara Hetty sempre antes de darinício às atividades de pintura e desenho. Por um momento, ela dá às crianças asensação de estar no controle da vida e do futuro.

 

A artista considera-seuma “apanhadora de sonhos”, e mostra através desta concepção que é possívelintegrar a criatividade de crianças do mundo inteiro a obras de uma centena depintores, de 40 nacionalidades diferentes. Europa, América Latina e África sãoos principais roteiros da artista desde 2002, quando o projeto foi iniciado. Osdesenhos dessas crianças param nas mãos desses artistas, e os selecionadosfazem parte da arte de seus quadros.

 

Este fato foi possível,porque a secretaria deEducação sorteou crianças de outras três escolas do município para participarem.Além da Ugero Pitigliani, as escolas José Vanderlei Mayer (Vila Nova Alvorada),Joaquim Ramos (Paes Leme) e Berlaminda de Souza Pires (Campestre) estiverampresentes. Cada criança pintou um sonho.

 

“Colocar as crianças emcontato com a arte, para assim despertar talentos e sonhos é fundamental”,afirma a diretora da Educação Adriana Miguel, quando questionada sobre aimportância de projetos iguais a este. “É uma oportunidade única, um contatoexcepcional, não só com a arte, mas com uma artista de renome, cheia depossibilidades para oferecer a estas crianças”, completa a diretora de Cultura,Licariane de Andrade Martins.

 

O diretor da UgeroPitigliani, Valmir Rocha Flôr, destaca a importância deste acontecimento paradivulgação de Imbituba. “São nossas crianças, nosso orgulho. Torci para quemuitos sonhos desenhados nestas folhas se realizassem e agora temos grandeschances”, afirma, após desenho de um aluno da Ugero, ser anexado à grande obra.

 

Erik da Silva Pereira, de7 anos contados nos dedinhos, pintou a própria escola Ugero Pitigliani e dissedo seu sonho. “Meu sonho é sempre ter um bom lugar para estudar, a escola é umlugar de paz”.

 

            Paramais informações sobre o projeto, entre em contato pela internet em www.paintafuture.org, www.bucanero.com.br/2010/arte_sustentabilidade,ou pelo telefone (48)- 3355 – 6056.