Primeiro dia de campanha do Hemosc é sucesso

O Hemosc realizou nesta quinta-feira, dia 10, a primeira etapa dacampanha de doação de sangue, que se repetirá na próxima quinta feira, 17 demaio, das 08:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 16:30 horas. O ônibus do Hemoscestará em frente à Policlínica Municipal.

Nos dias de coleta de sangue são distribuídas 50 senhas no períodomatutino e 50 senhas no período vespertino. É indispensável a apresentação deidentidade (RG) pelo doador.

A enfermeira da PoliclínicaMunicipal, Vanessa Gomes Rafael, explica que todos os procedimentos médicos quedemandam transfusão de sangue, precisam dispor de fornecimento regular eseguro. “Sangue nunca é de mais para os bancos. Ninguém deve imaginar que otipo de seu sangue é comum e que por isso não precisa doar. Precisa, sim,porque esse sangue vai fazer falta”, afirma.

Segundo a assistente social doHemosc, enfermeira Roseli Sandrini, é preciso haver muita responsabilidade noato de doar, fornecer todas as informações exigidas de maneira correta, paraque o procedimento seja válido. “Doar sangue é um ato de doar vida, há muitaresponsabilidade nisto”, assegura.

A assistente social também declarou que o primeiro dia sobrepujou as perspectivas.“Foi um sucesso. No período da tarde então, superou nossas expectativas”,

Gabriela David, 20 anos,é estudante de Jornalismo e fez o papel de cidadã, que é também pensar nopróximo. É a primeira vez que a jovem doou sangue e já falou em retornar dia17, pois considera que a vida é uma dádiva. “Sempre tive vontade de doar sangue.Vários compromissos me impediam, mas agora não perdi a oportunidade. Uma bolsinhado meu sangue, retirado num procedimento tão rápido, pode ajudar quatropessoas”, conclui mostrando a importância de manter abastecidos os bancos desangue por meio das doações.