Comitê define e Barra é aberta

O Comitê Gestor de Abertura da Barra da Lagoa da Ibiraquera decidiu porabrir a lagoa nesta segunda-feira, dia 07,após avaliar os critérios definidos pelo grupo.A reunião aconteceu no mesmo dia na sede da APA da baleia Franca.

O principal motivo para a abertura é o início da safra da tainha,tradicional iguaria da região. O Chefe do Departamento da Pesca, Jorge Debrassi,explica que critérios foram utilizados. “Se há presença de cardumes de peixes, seo nível da água atingiu o ponto da régua afixada na lagoa e se as condições damaré eram propiciais com o parecer dos pescadores. Como essas condições eramfavoráveis, decidimos pela abertura”.

A Secretaria deAgricultura e Pesca esteve presente com equipe fazendo o serviço de aberturacom retroescavadeira e estiveram acompanhados pela Secretaria Municipal deDesenvolvimento Urbano e Ambiental (Sedurb), Secretaria de Turismo(Setur), Associação de Moradores, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, DefesaCivil, Secretaria deDesenvolvimento Regional Norte e grupos de pecadores.