Crianças de Imbituba pintam sonhos do futuro para o exterior

Muitascrianças puderam sentir-se especiais nesta tarde de sexta feira, dia 27, naEscola Ugero Pitigliani, bairro de Boa Vista. Um projeto da secretaria de Educação, emparceria com o projeto “Paint a Future” (Pinte o Futuro) levou a arte aosjovens e a possibilidade de ver esses desenhos junto ao de grandes artistas.

 

“Estousurpresa com a engenhosidade e disposição destas crianças”, disse a artistaplástica holandesa, fundadora do projeto, Hetty Van Der Linden, para cerca de50 crianças.

 

Por ummomento, ela dá às crianças a sensação de estar no controle da vida e do futuro“Imagine que o pincel é uma varinha mágica para realizar sonhos”, compara Hettyao dar início às atividades de pintura e desenho.

 

A artistaconsidera-se uma “apanhadora de sonhos”, e mostra através desta concepção que épossível integrar a criatividade de crianças do mundo inteiro a obras de umacentena de pintores, de 40 nacionalidades diferentes. Europa, América Latina eÁfrica são os principais roteiros da artista desde 2002, quando o projeto foiiniciado. Os desenhos dessas crianças param nas mãos desses artistas, e osselecionados fazem parte da arte de seus quadros.

 

A secretariasorteou crianças de outras três escolas do município para participarem destatarde recreativa. Além da Ugero Pitigliani, as escolas José Vanderlei Mayer(Vila Nova Alvorada), Joaquim Ramos (Paes Leme) e Berlaminda de Souza Pires(Campestre) estiveram presentes.

 

“Colocar ascrianças em contato com a arte, para assim despertar talentos e sonhos éfundamental”, afirma a diretora da Educação Adriana Miguel, quando questionadasobre a importância de projetos iguais a este. “É uma oportunidade única, umcontato excepcional, não só com a arte, mas com uma artista de renome, cheia depossibilidades para oferecer a estas crianças”, completa a diretora de Cultura,Licariane deAndrade Martins.

 

O diretor daUgero Pitigliani, Valmir Rocha Flôr, destaca a importância deste acontecimentopara divulgação de Imbituba. “São nossas crianças, nosso orgulho. Torço paraque muitos sonhos desenhados nestas folhas se realizem”, afirma.

 

Erik da SilvaPereira, de 7 anos contados nos dedinhos, pintou a escola Ugero Pitigliani eexplicou o motivo. “Meu sonho é sempre ter um bom lugar para estudar, a escolaé um lugar de paz”.