Reunião com CDL aponta solução para pedidos

Na tarde desta segunda-feira, dia 23, o prefeito Beto Martins reuniu-se com a diretoria da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) para discutir questões pontuais referentes ao comércio e o município, em visto das obras e mudanças na cidade.

Numeração nas residências, rede pluvial e de esgoto, canteiros centrais, lixeiras e outros assuntos estiveram em pauta e todos foram plenamente discutidos e resolvidos.  “Reunião objetiva, com decisão coletiva sempre em parceria, dessa forma fica tudo às claras e da melhor forma para todos”, ressalta o prefeito Beto Martins.

O presidente do CDL, Custódio Juvenal Pacheco, trouxe uma série de reivindicações e outros assuntos em pauta. E para dar todos os encaminhamentos oportunos e não deixar nada sem decisão, o prefeito trouxe todos os responsáveis das áreas em questão.

Entrega de correspondência

A CDL solicitou a entrega das correspondências, porque a legislação determina que o consumidor inadimplente seja comunicado antes do registro, por isso a importância das denominações das ruas.

O presidente da câmara, vereador Elísio Sgrott, informou que o projeto Coordenadas da Cidadania já está com 95% das ruas nomeadas. O diretor do Sedurb, Eduardo Nunes, está preparando o edital para colocar as placas das ruas nos bairros.

Centro da cidade

Os integrantes do CDL também solicitaram novos espaços para carga e descarga, a correção nas tampas da Casan na estrada, recuperação dos canteiros.

Com relação aos locais para carga e descarga, o diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito, Fernando Demétrio, informou que alguns foram retirados por força de lei. “Para novos locais, estamos a disposição para ver com o CDL novos locais que possam atende ao máximo de lojistas”, garantiu Demétrio. Uma reunião para esta quinta-feira ficou agendada para definir novos pontos em parceria.

Nas obras do centro da cidade, o engenheiro Cassiano, da empresa Setep (responsável pela obra) informou que será feito a recuperação dos canteiros. O prefeito Beto Martins já havia notificado a empresa dessa obrigação.

Para a manutenção dos canteiros centrais, a empresa Oikos informou que todas as mudas fazem parte do Projeto Burle Marx. A CDL pediu a substituição das árvores nas rótulas, uma preocupação com a visibilidade dos motoristas.

A empresa Oikos, contratada para manutenção dos canteiros, apresentará as possíveis substituições, segundo o projeto Burle Marx e também para estender a outras ruas da cidade.

Com relação as tampas da Casan, que ficaram abaixo devido a pavimentação asfáltica, somente a empresa pode fazer a manutenção da tampa.

A estatal catarinense já iniciou o trabalho na rua João de Oliveira Filho e deve deixar todas as tampas no nível em mais algumas semanas.

Drenagem e lixeiras

O transtorno no Centro que as obras de drenagem e pavimentação têm causado ao comércio também foi tema da reunião.  A CDL solicita ações que possam minimizar esses problemas.

O representante da empresa Setep informou que está trazendo um caminhão pipa para minimizar a sujeira para as lojas com a areia.

Já sobre a drenagem nas ruas, o prefeito Beto Martins informou que a drenagem antiga das ruas centrais que foram substituídas será fechada, sem qualquer prejuízo a drenagem pluvial.

“Aqueles que tiverem sua rede de esgoto ligadas a drenagem antiga devem se preparar, pois a rede antiga será isolada e tampada”, avisa Beto Martins.

O prefeito também solicitou a compra de mais de 30 lixeiras médias e grandes, que serão colocadas em pontos determinados juntamente com o CDL e também juntamente com a entidade, será emitido um comunicado informando o horário para colocação do lixo, uma norma prevista no Código de Postura do município.

“Tratamos todos os pontos que levantamos e foi uma reunião muito positiva para resolver esses problemas. A CDL é um para raio do lojista e estamos em busca de soluções para problemas que também são de interesse da população e conseguimos”, avaliou o presidente do CDL.