Local da Nova drenagem inibe ligações de esgoto

Os trabalhos de drenagens nas cinco ruas centrais da cidade, em um total de mais de 2 quilômetros, estão chegando à fase final e com um grande benefício à frente: manter a qualidade das ruas, evitar o acúmulo de águas e principalmente inibir as ligações clandestinas de esgoto.

O prefeito Beto Martins explica que o novo sistema de drenagem está sendo implantado no eixo central das ruas justamente para dificultar as ligações clandestinas de esgoto. “Quando os tubos de drenagem eram colocados nas calçadas facilitavam muito essa conexão de esgoto clandestina, o que é um grande prejuízo para todos nós que moramos aqui e queremos um turismo forte e uma cidade com suas belezas naturais conservadas”.

“Dessa forma estamos contribuindo para um meio ambiente mais saudável, evitando alagamentos e também mantendo a qualidade das ruas”, acrescenta.

O engenheiro da Prefeitura, Moacir Freitas da Rosa, também explica que a drenagem será ligada a uma galeria já existente garantindo todo o destino correto da água. “A água é o maior problema para as ruas e dessa forma estamos deixando as vias impermeáveis, garantindo mais qualidade e longevidade do investimento”. Somente em drenagem foram investidos mais de R$ 300 mil reais.

A Lagoa dos Cágados vai regular a vazão da água e como será apenas água de chuva, vai contribuir para a recuperação da lagoa e do seu entorno, antiga reivindicação dos moradores da região, que desejam assumir a manutenção da praça, preservando uma das últimas áreas verdes do centro da cidade e incorporando aquela praça ao patrimônio paisagístico de Imbituba.