Vigilância Sanitária ensina como cuidar dos animais e do meio ambiente

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Basileu José da Silva da comunidade de Campo da Aviação participaram nesta sexta feria (11) de uma palestra descontraída e de grande importância proferida pelo Coordenador do Programa Zoonoses Fernando Ranieri Brum, que destacou os principais cuidados que se deve ter com os animais de estimação bem como a preservação ambiental.

Durante a palestra Fernando deu enfoque para os animais abandonados. Segundo ele, no mundo inteiro grande quantidade de animais que são abandonados mais de uma vez.

Atentas as crianças puderam perceber que os animais pensam, são seres vivos e não gostam daquilo que os seres humanos também não gostam como desatenção, falta de carinho, falta de amor, água suja e passar fome.

No vídeo apresentado o coordenador mostrou como as pessoas têm que cuidar dos animais e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. “A interação com os alunos demonstrou grande interesse pelo assunto abordado e isso me deixa feliz, pois temos que conscientizar a nova geração para que possam levar a diante nossos ensinamentos”, destaca.

Participativa em todas as questões levantadas, a menina Rafaela da Rosa Gabriel, do 4º ano, disse que sempre tem um cuidado especial com os animais, mas aprendeu muito com as palavras do coordenador. “Não maltratar os animais é muito importante para a sobrevivência deles”, completa.

Os alunos receberam ainda uma cartilha colorida que fala da prevenção, considerada a fiel companheira da saúde. Nela os alunos puderam perceber como se proteger de doenças transmitidas pelos animais.