Saúde realiza semana de ações em prol do Dia Mundial do Diabetes

Preocupados com o aumento excessivo de diabéticos no município a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realiza esta semana, campanhas e ações em prol do Dia Mundial do Diabetes. Cumprindo a agenda de entrega de kits, a equipe e a associação dos diabéticos realizou nesta quinta feira (11) mais uma reunião destinada aos mesmos.

Desta vez o médico Dr.Clevérson proferiu uma palestra sobre o que leva os diabéticos a deixarem de lado o tratamento. Os próprios participantes numeraram alguns dos motivos como: a depressão, vergonha de dizer que é portador da doença, fome, o tratamento em si, falta de disciplina e vários outros fatores que motivam o descuido com o tratamento, que deve ser contínuo.

Detalhando a importância de não deixar o tratamento, o médico explica que qualquer descuido pode tornar-se muito perigoso para o paciente, que no momento em que vai se alimentar de forma indevida, por qualquer um dos motivos relacionados acima, tenha consciência de que há riscos enormes para sua saúde.

Para as pessoas que não costumam fazer os exames adequados para verificar o possível surgimento da doença, a Secretaria de Saúde relaciona alguns sintomas da doença: sede excessiva, urinar com freqüência, aumento da fome, perda de peso, cansaço excessivo, falta de concentração e interesse em atividades de rotina, vômitos e dores de estômago, sensação de formigamento nas mãos e pés, visão ambaçada, infecções freqüentes e feridas que costumam não cicatrizar.

A Secretária Madalena Nunes alerta ainda para a prevenção da doença, sendo que a cada 8 segundo morre no Brasil uma semana vítima do diabetes. “Pedimos a toda a população para que procure um nutricionista, realize os exames de rotina e se alimente de forma adequada para que a doença não inicie. Somente dessa forma podemos diminuir o número de diabéticos no município”, completa a secretária.