A MAGIA DAS TINTAS A FAVOR DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM SANTA CATARINA
A convite do PBF/Brasil o artista plástico Alexandre Huber planeja uma semana cheia de atrações culturais voltada para crianças de Imbituba(SC), dentro da programação da 15ª Semana Nacional da Baleia Franca
Voluntário, tendo a arte como ferramenta de conscientização ambiental, o artista plástico Alexandre Huber, natural de Santos (SP), tem como objetivo a formação dos futuros guardiões do meio ambiente: as crianças. “Estar em Santa Catarina junto com os amigos do Projeto Baleia Franca será uma alegria imensa. Após dois anos de planejamento chegou o grande dia de encher de tinta os murais e telas junto com a garotada. O objetivo das atividades é mostrar para as crianças a importância da preservação dos mares, e do quintal da casa da mais ilustre visitante do sul do país, as baleias-francas,” disse o artista plástico.
O evento acontece entre os dias 7 e 11 de setembro e conta com uma extensa programação. Além de atividades artísticas destinadas aos alunos de escolas da região, visitantes do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca também poderão participar das oficinas de pintura de camisetas, telas e murais. “Através da arte podemos ensinar as características desses animais e assim, as crianças passam a se identificar com eles, aprendendo, por exemplo, sobre a alimentação, peso, medida, e o porquê da migração das baleias-francas para o nosso litoral, passando a olhar o mar como um universo mais complexo” comentou Huber.
Entre as atividades está prevista a pintura do Museu da Baleia de Imbituba, onde uma réplica de uma baleia, em tamanho natural (aproximadamente 18 metros) estará exposta para os visitantes. O museu está localizado em um prédio histórico onde funcionava a última estação baleeira do sul do Brasil, único no gênero na América Latina. Hoje, restaurado, conta a história e faz sua parte na luta pela proteção da espécie.
O Projeto Baleia Franca
Criado em 1982, o Projeto Baleia Franca, tem como objetivo fundamental, garantir a sobrevivência e a recuperação populacional da baleia-franca em águas brasileiras.
No Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, sede operacional, centraliza-se as atividades do Projeto. Localizado na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, SC, frente a uma das enseadas com maior frequência de avistagens de baleias-francas no Brasil, o Centro conta com um espaço de visitação, deck de observação de baleias, laboratório de pesquisa, escritórios administrativos, alojamento de pesquisadores e estagiários.
Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca aberto a visitação: de terça a domingo das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Tel.: (48) 3255-2922.
PROGRAMAÇÃO
Huber Arte Marinha + Projeto Baleia Franca: Educando e conscientizando através da arte
Local: Museu da Baleia – Rua Itagiba s/n – Vila Alvorada – Imbituba/SC
07/09/2011 – a partir das 10h
Pintura externa do Museu pelo artista plástico ambiental Alexandre Huber (modelo em tamanho real de uma baleia-franca adulta)
08/09/2011 – 9h às 12h
Pintura em tela realizada em conjunto com crianças das escolas da região + Atividades Recreativas com a equipe do Projeto Baleia Franca
Local: Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (Sede do Projeto Baleia Franca) – Av. Atlântica s/n, Praia de Itapirubá Norte – Imbituba/SC