Secretaria de Agricultura promove curso sobre manipulação de alimentos

A equipe da Secretaria de Agricultura, através do Secretário Evaldo de Souza, promoveu nesta quinta feira (21) no Ceges um curso sobre manipulação de alimentos.

Durante o curso a Médica Veterinária da Secretaria de Agricultura Denise de Senna Cardoso realizou uma explanação sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e logo em seguida palestra sobre o tema “Manipulação Higiênica de Alimentos e Processamento de Pescados e Carnes, Higienização e boas Práticas de Fabricação” com a também Médica Veterinária Renata Heidmann. Participaram do curso pescadores, equipe de manipulação de alimentos de mercados, supermercados, açougues e peixarias.

Presente no evento o Prefeito Beto Martins destacou o importante apoio que o Governo vem prestado com Cooperativismo e os benefícios dos serviços de inspeção municipal. “O serviço vem trazer para os pescadores e todos os manipuladores de alimentos referentes a agricultura e pesca mais agilidade e um melhor funcionamento com inspeção, instrumento importante para que possam trabalhar com mais qualidade e agilidade”, explica.

De acordo com o secretário o objetivo de todo o preparo voltado aos pescadores a agricultores é buscar a profissionalização e o impreendedorismo nas áreas de carnes, pescados e derivados.

Ao iniciar a palestra, a Médica Veterinária Renata Heidmann ressaltou maneiras mais seguras de preparo dos alimentos, cuidados com a alimentação, controle de pragas e contaminação. “Umas das principais formas de evitar todos os tipos de contaminação são os cuidados de que trabalha com os alimentos. A higienização é a principal ferramenta para se evitar a intoxicação alimentar”, conclui.

Sobre o S.I.M.

De acordo com a Médica Veterinária e responsável pelo serviço Denise de Senna Cardoso, o SIM, criado através da Lei nº. 3531 de 10 de agosto de 2009 tem a finalidade de atuar na fiscalização e/ou inspeção dos estabelecimentos de origem animal, locais onde sejam produzidos, manipulados ou processados os alimentos procedentes de carnes, leite, ovos, mel, cera de abelha e seus respectivos derivados, produtos esses comercializados no município de Imbituba.

O maior beneficiado segundo Denise será o consumidor, que ira adquirir um produto inspecionado e com procedência e a garantia de qualidade através do selo de inspeção. “O produtor também será beneficiado, porque através de um produto que garanta segurança alimentar, ele terá a credibilidade de seus clientes”, garante.

Após assinado decreto, o SIM estará imediatamente funcionando o município.

Denise informa ainda que os proprietários de pescados, mercados, supermercados, açougues e demais interessados que desejarem obter maiores informações sobre o assunto devem entrar em contato com a Secretária de Agricultura ou pelo telefone: 3255-2941 / 3255-6881.