Comissão apresenta projeto de monumento ao presidente da Fatma

O presidente da Fatma, Murilo Flores recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), representantes do executivo municipal, entre eles o prefeito Beto Martins, e representantes da comissão que trata sobre as obras do monumento a Santa Paulina que será construído em Imbituba.

O objetivo da reunião foi apresentar formalmente o projeto de construção do monumento a instituição, mesmo que este tipo de obra não seja passível de licenciamento pelo órgão, a comissão e o prefeito acharam pertinente levando em consideração a relevância e a magnitude do monumento.

Acompanhando o líder do executivo municipal estava o presidente da Associação dos Peregrinos da Caminhada da Terra do Primeiro Milagre de Santa Paulina, Camilo Damázio, Cadir Cargnin, Padre José Eduardo Bitencourt, presidente do Caep João Batista Domingos e dr. Manoel Bertoncini.

O próximo passo para efetivação do monumento é a abertura do processo licitatório para as obras, já que o prazo do convênio com o Governo do Estado foi estendido até o final do ano.

Monumento – A imagem de Santa Paulina terá 45 metros de altura e será construída no Morro do Mirim, em Imbituba. No local haverá espaço para meditação e a história da santa será contada em três línguas. A obra está avaliada em R$ 1,5 milhão e contará com recursos do governo do Estado e contrapartida do município. Em setembro de 2010 foi lançada uma licitação para a escolha da imagem e o vencedor foi o escultor Marcelo Francalaci Brandão. Ainda é necessário lançar a licitação para executar, de fato, a obra.
A construção do monumento faz parte de um projeto para o desenvolvimento do turismo religioso na região. Seria a criação de uma espécie de “Corredor da Fé”. Além de Imbituba, será construído um memorial para Albertina Berkenbrock na comunidade de São Luís, em Imaruí, e outra imagem monumental para Santo Antônio, em Laguna.