Secretaria de Saúde realiza 4ª Conferência Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho de Saúde realizaram na tarde desta quinta feira (30) no Centro de Educação e Gestão em Saúde (Ceges) a 4ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Todos Usam o SUS” SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. A Conferência teve como eixo o Acesso e Acolhimento com Qualidade – Um Desafio para o SUS.

O principal objetivo da conferência é, mediante propostas discutidas através do eixo em painel central e mesa redonda, com a presença da coordenação, secretaria e a participação de expositores indicados pela comissão organizadora, assegurando o debate com os delegados e conferencistas convidados, impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS, avaliar o sistema e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e a qualidade de atenção integral, fortalecer o controle social do SUS e garantir as formas de participação dos diversos setores da sociedade.

De acordo com a Secretária de Saúde Madalena Nunes todos devem ter acesso ao acolhimento com qualidade e isso é um desafio para o SUS. “Precisamos discutir o tema para melhorarmos, não só na saúde municipal como também dentro de nossas casas, em ações de saúde coletiva, como cuidados com vacinação e doenças infeccionas”, explica.

A palestrante Ivone Carmem Bieger, Coordenadora do Núcleo do Pacto da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina destacou a importância de acolher e re-humanizar a equipe de saúde, trabalhar com o emocional dos trabalhadores de saúde para que todos possam desenvolver suas atividades com qualidade. “O primordial é a atenção sem exigência, sem qualquer pagamento, atenção básica resolutiva”, reforça a mediadora.

Bieger cita ainda que o principal objetivo de todo o aparato de saúde, seja profissional, de instalações ou equipamentos, é assegurar a felicidade humana, representada mais especificamente para uma melhor qualidade de vida de toda a população.

 A 4ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada em etapa única onde foram debatidos o tema central e o eixo a partir do documento norteador que tratará sobre o processo de construção de diretrizes para a saúde, como contribuição para a Conferência Nacional de Saúde, sem prejuízos de debates específicos, em função da realidade de cada estado e município.