Secretaria de Saúde realiza treinamento para enfermeiros
A Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS coordenado pela enfermeira Carmem Lúcia Alves da Silva e a Psicóloga Daniela Speck realizou treinamento para as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde, bem como profissionais da área de empresas e secretarias do município para trabalharem a descentralização do acolhimento sobre o exame de HIV.
Durante a explanação foram apresentadas as formas de receber a população que deseja realizar um exame com acesso livre, nas Unidades Básicas, além da importância do acolhimento, de forma a atingir todos os segmentos.
De acordo com a coordenadora Carmem Lúcia a proposta do programa é que o usuário possa realizar o exame de HIV mais próximo de seu convívio social para sentir-se seguro e acolhido, para isso, procurar a Unidade de Saúde perto de sua casa.
Um dos propósitos do acolhimento, segundo a psicóloga é estreitar o relacionamento de confiança entre o usuário e seu enfermeiro, ou agente comunitário, através da troca de informações, apoio emocional, busca pela prevenção através de conversas sobre o estilo de vida, comportamento e exposição a situações de risco.
Contudo, a intenção é fazer com que, a população possa chegar as Unidades Básicas de sua comunidade e, além dos exames habituais solicitados pelo médico, uma primeira conversa de acolhimento sobre a possibilidade de se realizar o exame de HIV seja realizada, fazendo com que sinta-se a vontade para a posterior coleta do material necessário