Imbituba faz lançamento do Dia do Desafio

Com o propósito de estimular um maior número de pessoas para a prática regular de exercícios físicos, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) através da Diretoria de Esportes aceitou participar, juntamente com milhares de cidades de todo mundo do Dia do Desafio, que acontece no dia 25 deste mês.

Para dar maiores explicações sobre o evento a representante do SESC de Laguna Mirian Rodrigues compareceu nesta terça feira (17) na Câmara Municipal de Imbituba onde foi organizada uma reunião de lançamento com os representantes dos segmentos responsáveis no município.

Totalmente engajada no movimento a equipe da Diretoria de Esportes explica que todas as atividades realizadas durante o dia do Desafio serão registradas para, posteriormente serem encaminhadas a coordenação do SESC e assim, contabilizadas com as cidade concorrente, OLOPA na Guatemala.

A cidade vencedora, segundo a Diretora de Esportes Michela Freitas será aquela que apresentar maior percentual de participação de habitantes envolvidos nas atividades físicas, durante todo o dia 25. O Prêmio de acordo com a Coordenação do SESC, é a consciência de que fazer exercícios físicos, só vem a contribuir para o bom desenvolvimento do corpo e da mente. “É uma disputa simbólica e de fundamental importância para cada um de nós”, completa.

Michela convida a toda população de Imbituba que se mobilizem e participem deste dia elevando ainda mais a missão do esporte, que é fomentar a prática da atividade física no cotidiano.

 

Entenda melhor o Dia do Desafio:

 

 

Nos últimos anos, o Dia do Desafio tem se configurado como um dos mais relevantes eventos no incentivo à prática de atividades físicas. Sua importância é ressaltada principalmente pela mobilização que desempenha na conscientização aos cidadãos de uma vida saudável, que está intimamente ligada à saúde física e mental das pessoas, assim como nas trocas sociais estabelecidas no cotidiano de cada um.

O significativo crescimento da adesão das cidades à atividade é o principal termômetro de uma avaliação positiva quanto à sua eficácia na promoção do bem-estar social. O SESC São Paulo coordena o evento a partir de 1995 na América Latina e em 2000 no Continente Americano. Desde então, procura, com afinco, sensibilizar dirigentes de órgãos públicos e privados a participarem ativamente do processo, que culmina na última quarta-feira do mês de maio.

O sentido de “desafio” está ligado à transmissão de uma mensagem de cooperação, solidariedade e comunhão, ao invés de fomentar uma cultura de competição acirrada baseada na noção de vitória e perda, de discórdia ou subjugação. Isto se torna explícito no objetivo principal: desenvolver as comunidades, deixando-lhes como aprendizado o exercício do trabalho conjunto, da integração dos indivíduos, unindo as diferenças e pluralidades na busca da saúde plena de toda sociedade.

Não por menos o SESC São Paulo carrega durante todo o ano a responsabilidade de coordenar e realizar um evento com o Dia do Desafio, não pela duração furtiva de um dia, mas pela perenidade de uma lição de cidadania que possa se espalhar nas consciências e atitudes de todos nós.

 

 A participação de 3.487 municípios do Continente Americano, na última edição do Dia do Desafio, demonstra a importância da mensagem que norteia esta disputa amigável entre cidades.

O desafio, como mecanismo de motivação, estimula o envolvimento das pessoas e estabelece metas para melhoria da saúde, em diferentes níveis: os desafios individuais propõem a adoção de estilos de vida mais ativos; os desafios comunitários reúnem grupos e parcerias em busca de um objetivo comum e o desafio entre culturas pretende levar uma mensagem unificadora a todo o continente.

O desafio, em todos os níveis, tem se mostrado uma boa idéia! É uma idéia que transcende ao movimento da última quarta feira de maio e deixa legado. É uma idéia que se fortalece com a adoção de ações permanentes de incentivo a prática regular da atividade física. É uma excelente idéia quando possibilita a construção de relações saudáveis entre vizinhanças.

Transcender é a idéia que nos estimula a buscar novos resultados.

O objetivo de aumentar o número de pessoas envolvidas nesta campanha se revigora quando a quase totalidade do Continente Americano se faz presente, nesta disputa amigável que chega a todos, incluindo minorias, ampliando horizontes e sedimentando comportamentos, revestido em incentivo permanente, pelo qual a dinâmica do movimento se faz prioridade.

A atividade regular contagia. Você se mexe e o mundo mexe junto.

Maria Luiza de Souza Dias
Coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano

 

 

O QUE É O  DIA DO DESAFIO :   Dia Mundial da Atividade Física

 

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA – Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos.

Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

 

Princípios básicos que orientam a realização do Dia do Desafio

 

Acessibilidade – todos têm a oportunidade de participar, de acordo com seu potencial individual, sem qualquer restrição à idade, condição social, habilidade ou local onde vive.

Envolvimento – as idéias nascem nas comunidades e todos participam e colaboram com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!

Diversão – o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é um dos principais objetivos.

Diversidade – ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.

Confiabilidade – o cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos resultados garantem a confiança o bom relacionamento entre as cidades.

Segurança – o Dia do Desafio privilegia a segurança dos participantes, selecionando atividades adequadas aos locais onde se realizam, em especial as que envolvem grandes multidões.

Benefícios para a comunidade – uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.

Benefícios para a saúde – A prática da atividade física diária promove grandes melhorias na condição de saúde. O Dia do Desafio alerta as populações para esta necessidade

COMO FUNCIONA – CATEGORIA

 

As cidades inscritas são agrupadas em 7 categorias, seguindo o critério do número oficial de habitantes. Para as cidades brasileiras, é considerado o número disponibilizado no site oficial do IBGE, censo [Contagem da População 2007]. Para as cidades do exterior, o número oficial de habitantes é fornecido pelos órgãos municipais responsáveis pelo evento.

Categorias:
Categoria 1 – até 9.999 habitantes
Categoria 2 – de 10.000 a 19.999 habitantes
Categoria 3 – de 20.000 a 49.999 habitantes
Categoria 4 – de 50.000 a 99.999 habitantes
Categoria 5 – de 100.000 a 249.999 habitantes
Categoria 6 – de 250.000 a 999.999 habitantes
Categoria 7 – acima de 1.000.000 habitantes

Um sorteio eletrônico estabelece o desafio entre duas ou três comunidades da mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes, em relação à sua população oficial.

 

  CLASSIFICAÇÃO

A partir dos resultados obtidos, a classificação das cidades é estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes. Por exemplo:

Cidade A: 250.000 habitantes
total de participantes * 117.500
percentual de participação * 47%.

Cidade B: 712.000 habitantes
total de participantes * 299.040
percentual de participação *42%.

Primeiro lugar * cidade A com 47% de participação
Segundo lugar * cidade B com 42% de participação

Lembre-se que se a comunidade tiver como parceira uma cidade um pouco maior – ainda que pertencente à mesma categoria – não há motivo para preocupação. Nem sempre as cidades mais populosas mobilizam maior porcentagem de pessoas.

Não são aceitos resultados de 90% de participação, por serem considerados impossíveis. Na ocorrência de 90% de participação, será declarada vencedora a cidade oponente.

Um dos valores mais importantes do Dia do Desafio é a confiabilidade, prevalecendo o cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos números de participação.

 

RESULTADOS

As atividades do Dia do Desafio se encerram às 21 horas – horário local, de cada cidade.

A partir deste horário, os números são enviados aos coordenadores regionais por e-mail, fax ou telefone e repassados ao Centro Coordenador do Dia do Desafio, por internet.

Após o fechamento dos resultados das duas ou três cidades que formam as parcerias, os números finais são disponibilizados no site do Dia do Desafio.

 

 

 

 

 

 

 

COMO SURGIU O DIA DO DESAFIO

 

No inverno de 1983 , quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.   Porém, o inverno de temperaturas baixas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no Hemisfério Norte.

Assim,   o Dia do Desafio passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo,   e cresce em número de cidades e em total de participantes.

Em 1995 , o SESC de São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a TAFISA. Participam 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas. Na solenidade de lançamento, a presença de Pelé, Ministro de Esportes, incentivou a participação de todos, mesmo os que estivessem com restrições de movimentos, mas poderiam mexer os pés e as mãos.

 

COMO PARTICIPAR

 

Todas as cidades do Continente Americano estão convidadas a se inscrever e participar do Dia do Desafio.

” A realização do Dia do Desafio no Continente Americano é coordenada pelo SESC-SP. Porém, todas as ações devem ser assumidas e desenvolvidas pelas próprias comunidades.

” É imprescindível a adesão das Prefeituras Municipais. A cidade somente poderá se inscrever e desenvolver o movimento com a anuência do Prefeito Municipal.


” As Secretarias Municipais de Esportes e de Educação, em cada cidade, são os principais órgãos realizadores do evento.


No Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades das cidades de sua região de atuação.

Nos demais países, uma Coordenação Regional ou uma Coordenação Local promovem e orientam as comunidades inscritas para a realização do evento.

Registro de participação

Cada pessoa ou grupo de pessoas que participa do Dia do Desafio deve registrar sua participação. Em cada cidade os coordenadores estabelecem pontos estratégicos para captação dos registros e utilizam recursos como telefone, fax, e-mail, etc.

Todo registro é importante para a computação final dos resultados. Os registros de participação devem ser aceitos até o encerramento das atividades – às 21h, horário local.

No encerramento do Dia do Desafio, o Coordenador de cada cidade deverá informar à sua Coordenação Regional o total geral de participantes.