Equipe Pedagógica promove reuniões com professores

A Coordenação da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) iniciou nesta terça feira (22), encontros com professores, das escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é rever o Plano de Curso dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, que desde 2009 vem seguindo o Sistema Objetivo Municipal de Ensino (SOME). As reuniões serão realizadas por duas semanas atendendo assim, toda a demanda de professores.  

De acordo com a Coordenadora do SOME Ângela Maria Fernandes Rosa desde que o Sistema foi implantado no município percebeu-se nitidamente menores índices de reprovação e evasão escolar, o que vem demonstrar a eficiência do projeto. “A melhor forma de extrair conhecimento e repassar aos alunos com esse novo método é trabalhar as vivências propostas pela apostila, dessa forma as crianças terão a oportunidade de presenciar momentos que ficarão marcados em suas vidas”, afirma.

            Para Ângela, os professores devem ficar atentos as mudanças propostas pelo ensino de nove anos. Ela cita como exemplo os alunos do segundo ano, público alvo das professoras da reunião. “As crianças do segundo ano, devem ter em sua metodologia pedagógica, o currículo de primeira série, por isso temos que estar atentas e respeitar a infância da criança, o momento deles”, destaca.

            Os encontros estão sendo realizados por turmas e os professores têm a oportunidade de reverem, junto a equipe, o plano de curso e avaliarem as modificações vindas com a nova forma de ensino.

 

Alunos participam de vivências e conhecem a história de Imbituba

 

Em cumprimento as atividades propostas pela Apostila do Sistema Objetivo Municipal de Ensino, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Deputado Joaquim Ramos, estiveram nesta terça feira (22), visitando a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes para vivenciarem momentos históricos da cidade como fotos com registros do “antes e depois”, das ruas do município e os prédios históricos, além dos quadros pintados pelo artista Piragibe.

Para professora Jane Luce Espezim Pereira esta é a melhor forma de fazer as crianças aprenderem por completo. “Assim que o conteúdo é apresentado eles já associam com os momentos vivenciados na prática”, explica