Secretarias realizam fiscalização na Praia do Rosa

Para garantir maior segurança aos turistas e aos moradores locais, o Governo Municipal através das Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (SEDURB), SDR Norte, Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Clinvet realizaram na segunda feira (24) na Praia do Rosa, uma ação conjunta para fiscalizar e vistoriar ambulantes e quiosques.

A ação teve como objetivo realizar vistorias sanitárias nos quiosques e ambulantes que circulam na praia. “Foram verificadas as condições físicas e sanitárias dos estabelecimentos, alvará de funcionamento, alvará sanitário, carteira de saúde, utilização de uniformes com identificação e animais domésticos”, afirma o Chefe de Departamento da Vigilância Sanitária, Paulo Garcia.

Paulo ressalta ainda que foram inspecionados 18 estabelecimento nos quais nove foram notificados e orientados, sendo que uma apreensão e inutilizarão de alimento perecível que estava fora das normas de higiene, podendo causar riscos a saúde de terceiros.

Durante a ação, também foram abordados os proprietários de trailers, tendas e ambulantes, que comercializavam redes, matas e biquínis. Em alguns destes pontos foram constatados o fornecimento de alvarás a terceiros, tendas fora do padrão determinado, por não possuir licença para comércio ambulante.

Segundo o Diretor de Gestão Urbana e Ambiental, Engº Eduardo dos Passos Nunes, é importante que os ambulantes estejam regularizados, pois, dessa forma, podem trabalhar sem nenhuma preocupação. “Reuniões foram feitas com os ambulantes para explicar as regras de comercialização, o que beneficia, além dos ambulantes, também o turista. No entanto, alguns deles permanecem descumprindo as regras, e novas ações de fiscalização deverão ser realizadas para coibir as irregularidades”, ressalta.

Praia do Rosa mais segura

Desde o início da temporada a praia do Rosa conta com dois postos de salva vidas. São oito bombeiros civis e um bombeiro militar que estão diariamente na praia para dar mais tranqüilidade ao turista e ao morador local que freqüenta o Rosa.

A obra foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional Norte SDR Norte. Os postos estão localizados no canto Sul e Norte da Praia para atender todos os banhista.