Praia do Rosa dá show de turistas e organização

Tente adivinhar: Praia movimentada e limpa, gente bonita, corpos sarados, mistura de idiomas, são brasileiros, argentinos, australianos, americanos e tantos outros, já sabe de que praia estamos falando? Ah claro, faltou dizer que é a única baía brasileira a fazer parte do seleto clube das Mais Belas do Mundo. Sim, é ela, a estonteante Praia do Rosa. Numa única tarde observando o vai e vem dos moradores e milhares de turistas que dividem não só a areia, mas também as piscinas das belas e aconchegantes pousadas, percebe-se as transformações positivas que o local teve nos últimos anos como placas de sinalização, lixeiras com mensagens de conscientização “Jogue Limpo com a Praia”, placas de proibido cães na praia, além da melhora das ruas com obras de pavimentação.

Outra novidade foi à compra por parte do Município de um triciclo para auxiliar na limpeza da localidade, além de ceder dois funcionários que ficam com exclusividade na praia a fim de mantê-la limpa. O tema limpeza é uma bandeira que os empresários da ACIM/Praia do Rosa em parceria com o Governo Municipal defendem com afinco, pois pretendem tornar o Rosa uma das praias mais limpas do Brasil.

Os chamados Cantos Norte e Sul da praia também estão mais seguros, além da construção de um posto salva-vidas em cada um deles (o do Norte está em fase de conclusão), o policiamento tem sido ostensivo e eficaz, prova disso foi a excelente organização do trânsito por parte da Polícia Militar no período do Natal e reveillon quando não houve os típicos engarrafamentos que, como lembrou o Comandante da PM, Major Evaldo Hoffman, em 2007 durou cerca de 7 horas o que estragou a festa de muitos turistas que acabaram passando a virado do ano dentro do carro. “Este ano melhoramos ainda mais, fizemos um anel viário eficiente, e fizemos valer as placas de proibido estacionar onde alguns veículos acabaram sendo guinchamos o que, claro, inibiu outros motoristas e fez com que o trânsito pudesse fluir sem transtornos”, destacou Hoffman. O Major informou também que a parte de segurança durante a festa de fim de ano, que reuniu cerca de 30 mil pessoas somente no Rosa, aconteceu de forma tranqüila, sem registro de ocorrência grave.

Engana-se quem acha que o número de turistas baixou após as festas de fim de ano, a praia continua movimentadíssima e segundo os proprietários das pousadas, como o carnaval este ano acontece em março, à temporada promete ser uma das melhores dos últimos anos, aquecendo a economia do Rosa/Ibiraquera que já detêm cerca de 10 a 15% da mão-de-obra economicamente ativa de Imbituba.