Uso de remédios controlados é tema de palestra no Salão Paroquial da Sagrada Família
A Secretaria de Saúde de Imbituba através da Unidade de Saúde da Família do Campo da Aviação promoveu nessa terça-feira à tarde, mais um Encontro de HIPERDIA, no Salão Paroquial da Sagrada Família, com palestra sobre o uso de remédios controlados, com o novo médico da Unidade de Saúde Alexandre Dahmer, que foi apresentado à comunidade.
Na ocasião, os participantes puderam saber mais sobre a necessidade de fazer um controle maior da utilização das medicações do gênero, e quando elas são realmente necessárias, além de informações sobre os riscos da auto-medicação.
A Vice-Prefeita e Secretária de Saúde Léa de Oliveira Lopes salientou a importância de ter uma equipe dedicada e comprometida com a comunidade, “A Estratégia de Saúde da Família é a porta de entrada do sistema de saúde. São os profissionais da ESF que constituem o elo entre a comunidade e a Secretaria de Saúde”. A secretária ainda falou da importância do acolhimento nos estabelecimentos de saúde: “Quando somos bem acolhidos, bem informados temos a certeza de que somos importantes para quem nos recebeu. Assim, acolher bem e dar a atenção devida a cada paciente deve ser um princípio fundamental na assistência à saúde”, ressalta.
A Enfermeira Responsável pela Unidade de Saúde do Campo da Aviação Gisele Vieira Prates explicou que é muito comum as pessoas irem ao posto de saúde e pedirem receitas de remédios controlados, tomarem por um período prolongado, sem procurar fazer as consultas de controle para ver se a dosagem está adequada e se o remédio está fazendo o efeito desejado ou não. “Além disso, muitas vezes, essas pessoas, até indicam o medicamento, para amigos ou vizinhos, o que é um risco, então, a nossa equipe está planejando fazer uma consulta de três em três meses com esses pacientes que utilizam remédio controlado, e assim ver realmente se tem que usar, se não tem e como é que está a dose, para assim, efetuar um controle maior em cima desse problema”, relata.
O médico Alexandre Dahmer, pesquisador na Área de Medicina do Comportamento, formado há 18 anos, palestrante há 16 anos e escritor, é o novo médico da Unidade de Saúde do Campo da Aviação. Definindo-se como um sonhador, Dahmer, relata que os motivos que o fizeram vir trabalhar em Imbituba, foram a tranqüilidade e qualidade de vida, bem como, a possibilidade de trabalhar mais próximo à área da prevenção, com a Estratégia de Saúde da Família.”Gosto de trabalhar com medicina de prevenção, e não de “apagar incêndio”, e quero ajudar a mudar essa consciência, de procurar o médico só para tratamento. Vejo uma dificuldade nas pessoas entenderem como funcionam as doenças, como elas acontecem, porque entendendo isso, elas teriam como evitá-las, e para fazer isso, pretendo trabalhar muito com palestras de orientação, falando em cima de patologias comuns, e através desses encontros podemos reduzir as consultas, que muitas vezes são mais para esclarecimentos de dúvidas.
Dahmer acrescenta ainda que quer tomar conhecimento de estatísticas de números sobre obesidade, diabetes, hipertensos, tabagismo, dependência química, e demais patologias mais comuns, afim de trabalhar em cima disso, através da orientação com esses encontros, com campanhas que conquistem a simpatia da comunidade para então conseguir a adesão. “Eu espero, também, que já a partir dessa palestra, na propaganda boca-a-boca, a informação se dissipe e tenhamos mais participantes nos próximos encontros, motivados a buscar saúde,” informa.
Para o médico, o maior desafio da equipe médica e de saúde dessa unidade é conscientizar a população de que passado o susto da doença, é necessário que se faça o tratamento seja ele qual for, até o fim, e a partir daí, efetivar a busca por uma vida mais saudável.
A dona de casa Maria Domingues da Rosa moradora do Campo da Aviação, que participa sempre que pode dos Encontros de Hiperdia promovidos pela Unidade de Saúde, contou que o marido foi consultar com o novo médico, e já o aprovou. “Ele gostou muito do médico, achou bem atencioso e comprometido, fiquei muito feliz com isso”, explica.
Gisele informou ainda, que o próximo Encontro de Hiperdia, ainda não foi definido, mas deverá acontecer no fim da primeira quinzena de dezembro, “essa é outra meta nossa para 2011, já que temos um médico fixo na Unidade agora, fazer um cronograma de palestras e encontros certinho para o próximo ano “.
Após a palestra, foi oferecido aos participantes uma salada de frutas como estímulo a busca por uma alimentação e vida mais saudáveis.