UBSs de Nova Brasília e Limpa promovem Encontro Feminino
A Secretaria de Saúde de Imbituba através das Unidades de Saúde da Família de Nova Brasília e Limpa, e das enfermeiras Edelene de Amorim e Izabela Gentil Mello, realizaram nessa quinta-feira dia 18, um Encontro Feminino, com um mutirão multidisciplinar , para atender as pacientes daquelas localidades. Participaram também do mutirão a Secretária de Saúde de Imbituba Léa de Oliveira Lopes e as técnicas de enfermagem, agentes comunitárias, o médico do PSF Ayres Antônio de Souza.
Nesse encontro as mulheres puderam fazer os seus exames preventivos de colo de útero e pegar requisições para realização de mamografias, bem como, receber orientações das enfermeiras sobre os cuidados com a saúde da mulher.
Além disso, a nutricionista voluntária Janine Costa de Lima , participou do mutirão a convite das enfermeiras responsáveis, com objetivo de prestar orientação para as pacientes.
Miriam Lúcia J. Costa de Campus, 38 anos, dona de casa, aproveitou a disponibilidade da nutricionista no mutirão e realizou a consulta. “É bom quando tem esses eventos que reúnem mais especialidades, pois dessa forma podemos resolver tudo num só dia e local, facilitando a vida das mulheres,” elogiou.
Na ocasião também foi feita a puericultura das crianças para controle da desnutrição, e formado um grupo de mães que recebeu mais orientações do pediatra Marcos Brandenburg ,
O médico ressalta a importância do controle de peso e altura no desenvolvimento da criança, da alimentação e das vacinas que são necessárias, no período de 0 à 1 ano de idade.
As crianças também puderam fazer uma revisão na dentição com a dentista do Programa Saúde da Família (PSF), Ida Helena Sommer, que contou que todas as quartas-feiras, ela desenvolve um trabalho junto às gestantes do bairro. “Nesses dias chamamos todas as gestantes e orientamos à respeito da importância da prevenção da saúde bucal na gestação e de como deve ser feita a higiene da boca em seus bebês após as mamadas. São pequenas atitudes que se tomadas pelas mamães, previnem muitos problemas dentários na infância”, acrescenta.