Programa Sentinela inicia semana de mobilização ao combate à violência e à exploração sexual
Em comemoração ao dia estadual de combate a violência e à exploração sexual infanto-juvenil, que acontece no próximo dia (24), o Programa de serviço de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes (Sentinela), da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Habitação está coordenando uma semana de prevenção e conscientização.
Nesta quarta feira (22), a Escola de Educação Básica Joaquim Ramos, da comunidade de Paes Leme, recebeu a visita da coordenadora da Sentinela Elisangela Pereira, que através de uma dinâmica com alunos da escola, apresentou as conseqüências causadas nas crianças que são violentadas e também as soluções que serão tomadas caso algo aconteça. “Nossa mobilização tem o objetivo de defender a garantia dos direitos das crianças e adolescentes que são vitimas de violência, do abuso e da exploração sexual” relata.
Kettlyn Izidio Bernardo estudante da 7ª série, comenta a importância dessas informações na vida dela. “É sempre bom estarmos por dentro deste assunto para o nosso presente como crianças e para o nosso futuro como pais” ressalta a aluna.
A Diretora da escola, Mariléia Soares Tomé, ficou gratificada em poder receber a equipe do Sentinela no Colégio. “Este assunto é muito importante para eles. Sempre procuramos trabalhar esses temas parecidos, pois abre a mente das crianças sobre as conseqüências da violência”.
O projeto se estende até o final da semana, confira a programação:
Programação:
Dia 23/09: Palestra junto ao professores e demais profissionais das instituições escolares do município de Imbituba.
Tema: “Fortalecendo Educadores para Proteger Crianças e Adolescentes contra violência sexual”
Palestrante: Juliana M. Barreto – Psicóloga (Serviço de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).
Local: Auditório do CAIC – Vila Nova Alvorada
Horário: 15h30min horas
Dia 24/09: Mobilização junto aos moradores da Vila Nova Alvorada através de passeata denominada “Caminho sem Violência” com saída em frente ao CRAS, percorrendo as principais ruas do bairro.
Horário: 9 horas