Projeto Pescando Letras forma nova turma

Recepcionados por autoridades, familiares e amigos os 59 alunos da 2ª Edição do Projeto Pescando Letras, sendo 52 de Imbituba e sete de Garopaba, participaram emocionados da solenidade de formatura, que aconteceu nesta terça feira (24), no Salão Paroquial de Guaiúba.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Leda Pamato de Souza, através de parcerias importantes como estas, tivemos a oportunidade de realizar o sonho de muitas pessoas, alfabetizando cerca de 180 pescadores nas duas etapas do projeto. “Os maiores vencedores são os pescadores que empenhados tiveram a oportunidade de vencer mais um obstáculo em suas vidas”, ressalta.

Na oportunidade a coordenadora do Projeto em Imbituba e funcionária da Secretaria de Educação, Eliane Aparecida Silvério recebeu uma placa dos alfabetizadores como prova da dedicação e empenho realizado durante todos os meses do projeto.

O Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Pesca e Aqüicultura, Manoel Viana destaca a necessidade de cada um dos pescadores em buscarem a alfabetização. “Aprender a ler é só o início do processo. Todos têm capacidade de ir muito além disso, basta querer”, garante.

 O projeto Pescando Letras foi uma parceria da Secretaria de Educação de Imbituba Ministério da Pesca e Aqüicultura, Embaixada de Cuba e a Associação Comunitária de Ação Social ÁCAPE. O programa visou atender as necessidades de alfabetização dos pescadores e pescadoras profissionais, aquicultores e aquicultoras numa perspectiva de educação continuada, tomando em consideração o contexto sócio-político dessa população.

O método utilizado é o cubano “Sim eu Posso”, que possibilita alfabetizar em até quatro meses, integrado aos círculos de cultura, que teve origem nos trabalhos do movimento de cultura popular, coordenado por Paulo Freire.