Imbituba, 52 anos de beleza e desenvolvimento

Imbituba, como definir esta cidade que completa no próximo dia 21 de junho, 52 anos de emancipação político-administrativa?

Nenhuma característica, sinônimo ou adjetivo chegaria perto dos encantos desta cidade que foi agraciada por uma beleza natural esplendorosa. São 33 km de puro mar e areia, distribuídos em nove praias por onde passam todos os anos milhares de turistas que entre os meses de junho a novembro se deparam com uma visão impagável, as baleias-franca, que estão a bailar em nossas praias para ter e amamentar seus filhotes.

Dunas, morros, lagos e lagoas compõem a majestosa cidade, que tem entre suas praias uma das mais lindas do mundo, a Praia do Rosa, única baía brasileira a fazer parte do seleto Clube das Mais Belas do Mundo.

É por aqui também que a elite do surfe se reúne todos os anos para disputar o Campeonato Mundial de Surf, o WT. A Praia da Vila, sede do evento e que em 2007 recebeu infraestrutura adequada para de forma proposital melhorar ainda mais as condições logísticas para sediar o campeonato, oferece uma das ondas mais perfeitas do país que podem atingir até 5 metros de altura.

E não são só os surfistas que desfrutam de boas condições para a prática do esporte aquático no Município, os velejadores também. A Praia da Barra da Ibiraquera sedia o Campeonato Brasileiro de Wind e Kite Surfe. Além da praia, os amantes deste esporte podem aproveitar ainda o complexo de lagoas com suas águas cristalinas. Nada é desperdiçado pelos turistas e esportistas nesta cidade, temos ainda as dunas, localizadas entre a praia da Ribanceira e a Ibiraquera onde pode-se praticar o sand board.

Com todo este potencial turístico, o Governo Municipal entende sua responsabilidade e busca realizar ações e obras que promovam o crescimento sustentável da cidade. O ano passado foi entregue a primeira ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), uma ação pioneira do Governo que faz saltar de 0 para 15 % a cobertura de saneamento básico da cidade. Ainda para este ano deverá ser iniciada a construção da segunda ETE.

Uma das prioridades também para o desenvolvimento ordenado do Município é o investimento na educação que coleciona importantes resultados sendo que das 10 escolas municipais existentes, 4 já foram reformadas, recebendo um prédio praticamente novo. O objetivo é encerrar o mandato com pelo menos oito escolas totalmente restauradas. Além da reforma física, as escolas que até então não possuíam computadores, hoje estão 100% informatizadas. A merenda escolar e o material didático é também motivo de orgulho. São mais de R$1 milhão aplicados anualmente de recursos próprios aliados aos recursos financeiros em merenda e material didático, este último que também é exibido com alegria pelo Governo, que o ano passado, implantou nas escolas o sistema Objetivo, um dos melhores do país.

Outra característica importante do Município e que tem sido destaque nos últimos anos é a notória expansão do Porto de Imbituba que receberá da empresa Santos Brasil até o próximo ano um investimento superior a R$ 300 milhões. Com todo este crescimento, empresários de todo país têm voltado sua atenção para a cidade, que promete em poucos anos, ser uma das mais importantes de Santa Catarina. Esta semana o Município recebeu a confirmação que mais uma empresa irá se instalar. Trata-se da Votorantin Cimentos Brasil Ltda que investirá quase R$ 90 milhões e irá gerar cerca de 500 empregos.

O Prefeito Beto Martins está orgulhoso de todas as conquistas e trabalhando de forma incansável, por isso, avisa que o Município não vai parar por ai. “Imbituba pode e vai chegar ainda mais longe”.

Imbituba é assim, turismo e desenvolvimento caminhando juntos!