Modalidade de Xadrez atrai mais de 40 competidores
Bem diferente dos últimos anos quando a modalidade de xadrez era vista como um esporte não muito praticado por crianças, principalmente em competições escolares, desta vez, mais de 40 alunos das 14 escolas participantes do XXVII JEIMB, buscaram no esporte uma forma de descontração e raciocínio.
Segundo a Diretora de Esportes Michela Freitas a presença maciça dos alunos na competição só vem fortalecer a idéia de que o esporte não é só correr e saltar, mas acima de tudo pensar.
Para a Diretora de Arbitragem da Associação Imbitubense Amigos do Xadrez (AMAX) Mariana Guimarães, é visível o aumento do incentivo por parte da associação e principalmente o empenho dos alunos que participam de atividades como estas. “Iniciei no esporte há alguns anos e fazia parte de competições, só que com bem menos crianças. Hoje a realidade é outra, muitas crianças e adolescentes buscam o xadrez como uma forma de desenvolver as diferentes formas de pensar”, ressalta.
A aluna da escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer Rafaela Corrêa, de 12 anos relata que é a primeira vez que é escolhida por sua escola a participar da competição. “É uma experiência maravilhosa, a cada etapa é um aprendizado diferente. Pretendo continuar me dedicando ao esporte”, afirma.
A competição, que contou com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), através da Diretoria de Esportes e a Associação Imbitubense Amigos do Xadrez (AMAX), iniciou na manhã desta sexta feira, como parte da programação do XXVII JEIMB e dos 52ª Semana do Município.
Ficaram em primeiro lugar, o aluno Osnir José de Melo Basílio, da Escola Estadual Henrique Lage e a aluna Renata Bernardino da Escola Básica Estadual André Antônio de Souza.