Novo Projeto da SEDUCE promove dinamização das teorias
Com o apoio da Administração Municipal, a Secretaria de Educação Cultura e Esportes (SEDUCE), empenha-se em proporcionar aos alunos do município, educação de qualidade. Com esse objetivo a SEDUCE implantou no plano de ensino do ano letivo o Sistema Objetivo de Ensino (Some), que através de encontros com Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escolas, aplica a mediação da transformação da Teoria e a Prática, para fins cada vez mais emancipatórios entre os alunos.
Nesta Sexta-feira (11),os Professores da Rede Municipal, encontraram-se no Portal da Vila, onde participaram de um curso que estimula através de experiência, por meio de atividades o jeito de trabalhar diferencialmente para o fim de proporcionar ao aluno o direito de pensar.
De acordo com as coordenadoras o curso possui dois temas diferentes, “Oportunizar o Pensar” onde compreende que oportunizar o pensar é fundamental para o desenvolvimento do processo criativo, com vistas na construção de novos conhecimentos e “Metodologia por resolução de problemas” que trabalha a essência da metodologia por resolução de problemas, facilitando a sua aplicação em situações didáticas.
A Professora Maria Helena Alves Cardoso participa de todas as oportunidades que a SEDUCE promove, pois para ela, é sempre ótimo introduzir novas práticas de ensino. “Este, como todos os outros cursos que faço, está sendo muito prazeroso. “Nós, professores precisamos sempre atualizar nosso conhecimento através da teoria, e assim os por em prática”, comenta a professora.
A estagiária e Acadêmica de Pedagogia Andreza de Souza, diz necessitar de cursos, para seu futuro profissional. “Tenho interesse em participar de cursos deste nível. Como curso pedagogia acho necessário aprender novas metodologias de aprendizagem.” comenta.
Já os Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escolas, estão realizando suas atividades nas dependências da Escola Municipal Etelvina de Souza Pereira, para participar de um curso direcionado ao “Acompanhamento da Prática Pedagógica” que dita a mediação de pressupostos como condição essencial para uma prática democrática.
A ministrante do Curso Camila Vieira aplicará as referências para o acompanhamento do maior desafio da Educação: educar. “Devemos compreender que os pressupostos teóricos são referencias para acompanhar a prática educativa e pedagógica em favor de sua transformação” ressalta.