Imbituba sedia 1º Fórum Municipal de Saúde Mental

A Secretaria de Saúde do Município através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS – I) realizou o 1º Fórum Municipal de Saúde Mental que contou com a participação de associações, usuários, prestadores de serviços e profissionais da saúde. O encontro aconteceu no Centro de Gestão e Educação em Saúde (CEGES) nesta quinta feira (25).

Para a Secretária Interina de Saúde Madalena Domingos Nunes a conferência tem como objetivo reunir os diversos segmentos da sociedade para que haja a negociação e elaboração de propostas que possam beneficiar a classe envolvida.

Durante a conferência os grupos assistiram a palestra do professor e mestre em psicologia Felipe Farias que citou alguns fatores para que fosse melhor entendido o significado das conferências que serão realizadas por todo o estado e posteriormente nacionalmente. “Precisamos pensar unidos em outra maneira de se fazer saúde mental. Para que haja mudanças em termos de reforma psiquiátrica temos que analisar as funções dos movimentos sociais, eles são essenciais na construção de uma política pública”, destaca.

O palestrante ressalta que a sociedade tem que ter em mente que a última forma de tratar “doido” é fazer com que seja internado em um hospital psiquiátrico. “De instituição de saúde passa a ser instituição asilar”, completa.

Para ele o critério fundamental para que se tenha saúde é acessar recursos para buscar o equilíbrio, incluir possibilidades, ter, principalmente acesso ao sistema público de saúde para evitar que os agravos da saúde se tornem permanentes.

Após a palestra os grupos reuniram-se por categoria onde discutiram temas propostos que serão encaminhados ao Fórum Regional que acontece no dia 15 de abril em Tubarão para então serem ampliadas as discussões para o Fórum Estadual dos dias 24/04 à 23/05 em cidades do Estado à serem definidas pela organização. E para finalizar os trabalhos, a realização do Fórum Nacional que tem data marcada dos dias 27/06 à 30/06, deve conclui os trabalhos e as decisões tomadas.